Diálogo com Nupdec da Cidade Nova favorece ações preventivas contra riscos

Defesa Civil
28/09/2022 11h48

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém constante diálogo com os moradores de áreas de risco, através dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Esse foi o caso do encontro promovido na noite da última terça-feira, 27, com os membros do Nupdec do bairro Cidade Nova.

A reunião desenvolvida de forma online, conforme possibilidade dos integrantes do grupo, reforça o compromisso com a manutenção de espaços propícios à difusão de boas práticas. De forma sistemática, a escuta de situações apresentadas pela comunidade amplia a percepção sobre pontos sensíveis na área de risco, possibilitam rápida resposta assim como a aplicação de medidas preventivas.

O contato é estabelecido cotidianamente, por meio de canais de comunicação permanente, mas também potencializado através de reuniões periódicas presenciais, como indica a assistente social da Defesa Civil, Sheyla Rollemberg.

"É através dos Nupdec's que conseguimos ter informações concretas sobre o cotidiano nessas áreas e, até mesmo, em tempo real. Dessa forma, podemos mapeá-las e ter um monitoramento eficiente, com melhor resposta à comunidade local", frisa Sheyla.

Para Fabricio de Souza, fazer parte do Nupdec é motivo de orgulho. "Fico honrado e feliz em fazer parte desse grupo, como um auxiliador da Defesa Civil nas demandas que envolvem os desastres naturais e os provocados pelo homem, no meu bairro. A ideia é auxiliar a Defesa Civil, chegando primeiro e fazendo o levantamento da situação. Com a nossa percepção, a gente passa para Defesa Civil, que toma as providências cabíveis", relata.

Para a coordenadora do Nupdec Cidade Nova, Cristiane de Oliveira, o sentido é de parceria.

"Há mais de dois anos faço parte desse grupo voluntário, no qual tenho a satisfação e parceria como a Defesa Civil, onde aprendemos a ter um olhar mais amplo sobre os desastres naturais. Com os ensinamentos passamos para as pessoas de prevenção, união e educação, esperamos uma sociedade melhor", considera Cristiane.

No total, nove grupos foram capacitados pela Defesa Civil de Aracaju, desde 2017. A partir daí, as áreas de riscos contam com pessoas que atuam como colaboradores e multiplicadores de informações e práticas que contribuem para a construção de uma cidade mais resiliente.