Prefeitura realiza oficinas de humanização para profissionais das UBSs

Saúde
28/09/2022 16h14

Com o objetivo de humanizar ainda mais o atendimento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou oficinas com os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Os encontros foram realizados ao longo do mês de setembro, em parceria com a Rede de Atenção Primária (Reap), Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) e o Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), sendo que as oficinas ocorreram na sede deste último. 

De acordo com a assessora da Reap, Bárbara Mazzoni, a oficina teve como objetivo proporcionar um olhar mais sensível para os profissionais.

“Foi uma oportunidade de compartilhar situações, criar ainda mais intimidade entre todos, trazer as práticas diárias, alinhando as diferentes visões sobre o que eles vivem no cotidiano das unidades e buscar melhorias para o atendimento”, explica Bárbara. 

A psicóloga e referência técnica da linha de transtorno psicossocial, Kamila Fialho, falou sobre a importância da ação.

“A ideia principal é que possamos ouvir, entender quais são as demandas de todos os profissionais envolvidos, gerentes, auxiliares de apoio e sensibilizar, instrumentalizar esses profissionais, no que tange a comunicação, acolhimento e atendimento humanizado, além do respeito ao trabalho em equipe”, comenta Kamila.   

A coordenadora do Ceps, Tacia Suane, reforçou que diversas estratégias puderam ser pensadas.

“São profissionais que estão junto à comunidade e às demandas mais urgentes da Atenção Primária. Então, essa é uma oportunidade de reuni-los para juntos pensarmos estratégias comuns aos serviços, se tornando um encontro muito produtivo e pertinente para o exercício profissional”, enfatiza Tacia. 

Participantes

Suely Teixeira, do Administrativo da UBS João Cardoso, aprovou a iniciativa.

“Foi uma experiência muito positiva e construtiva, que nos proporcionou uma integração ainda maior entre a gente”, aponta Suely.

Já para Manuela Menezes, gerente da UBS João Bezerra, a experiência foi acolhedora.

“O momento foi único e de muito valor para todos nós, Essas oficinas nos proporcionam uma valorização do trabalho, uma interação maior e que com certeza vai refletir positivamente no acolhimento dos nossos usuários”, conta Manuela.