Prefeitura realiza palestra sobre campanha Setembro Amarelo em casa de passagem

Agência Aracaju de Notícias
28/09/2022 17h45

De forma a combater estigmas ligados ao suicídio e ajudar a prevenir esse tipo de ação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, levou, na tarde desta quarta-feira, 28, à Casa de Passagem Freitas Brandão, uma palestra sobre a campanha Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento, tendo este mês dedicado à prevenção do mesmo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. 

No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. E não falar sobre o assunto não ajuda a mudar essa realidade. 

Para o Coordenador de Proteção Social Especial no município, Edilberto Filho, abordar o tema para as dezenas de acolhidos no espaço é uma forma de propiciar um momento, para além das atividades feitas diariamente, de reflexão, para que a oportunidade de mudança de realidades que possam surgir.

“Pensar o Setembro Amarelo dentro de uma unidade de acolhimento institucional é algo que perpassa pela interdisciplinaridade das políticas públicas. Temos, aqui, 70 assistidos em extrema vulnerabilidade social, alguns com histórico de situação de rua por muitos anos. Quando a Prefeitura traz informação, com conteúdo pensado especialmente para esse público, é uma forma de dizer que há um olhar, um cuidado, e também que essas pessoas podem transformar suas histórias de vida”, aponta Edilberto. 

“A Campanha do Setembro Amarelo é importante por conta da conscientização. O suicídio é um tema que sempre foi e, infelizmente, ainda é tabu. Há muitos mitos e desinformação que rondam o assunto. Então, a ideia é contornar estes estigmas, fazer da informação nossa aliada. Existe, com relação ao suicídio, alguns fatores de risco, como a presença de transtornos mentais, inclusive abuso de álcool e outras drogas, vulnerabilidade e violência, ou seja, coisas que a gente percebe com alguma frequência em relação a esse público, então, conversar sobre isso com essas pessoas é ainda mais importante”, explica a psicóloga especialista em saúde mental, palestrante do dia, Bruna Lima. 

A Casa de Passagem, onde aconteceu a atividade, conta com nove salas, uma quadra esportiva, área de ventilação e um container sanitário contendo sete banheiros com chuveiros e lavatórios. Por lá, são disponibilizados produtos de higiene e limpeza, como sabonetes, creme dental e escova de dentes, roupas, toalhas, lençóis, cobertores, álcool, além de colchões, assim como orientações sobre os cuidados em saúde. Os acolhidos recebem ainda cinco refeições por dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche e janta.

Trata-se de um local de suporte, voltado a um trabalho para resguardar cidadania e condições de vida para uma parcela da população envolta na fragilidade socioeconômica e quebra de vínculos sociais, assim o diálogo sobre a saúde mental e, especificamente sobre o suicídio ganha ainda mais relevância. 

“A Casa de Passagem Freitas Brandão atende a 70 acolhidos, 67 homens e três mulheres. A campanha Setembro Amarelo trata sobre a prevenção do suicídio e nós temos, aqui, várias pessoas que enfrentam problemas de saúde mental, como depressão, baixa autoestima, o que faz com que entrem no consumo de substância psicoativas. Então, esse trabalho de prevenção é muito importante”, ressalta a coordenadora do abrigo, Kelly Teles. 

Ajuda

Se você acha que está enfrentando problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade é possível entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida através do número 188, onde é possível encontrar ajuda emergencial, com anonimato e sigilo das informações garantido. A interlocução é feita por voluntários treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.