Perimetral Oeste: Prefeitura e BID discutem estratégias para 4ª etapa da obra

Agência Aracaju de Notícias
28/09/2022 19h10

Em continuidade ao processo de negociação com os aracajuanos que residem nos locais por onde passará a Perimetral Oeste, nova avenida que ligará a capital sergipana ao município de Nossa Senhora do Socorro, foi realizada, nesta quarta-feira, 28, uma reunião entre representantes da Prefeitura de Aracaju e consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador da obra. A agenda de encontros ocorrerá ao longo de três dias.

Na ocasião, o corpo técnico da administração municipal, responsável pelo projeto, apresentou detalhes do local correspondente à 4ª etapa da obra e as características dos imóveis presentes na região que, em breve, corresponderá à nova via da cidade que ampliará a mobilidade urbana de Aracaju.

Com a presença da secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos, e outros técnicos da pasta, além da diretora de Programas Especiais da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Michele Lemos, representantes da empresa Diagonal, responsável técnico-social pelo projeto, e da consultora social BID, Carla Sanche, foram discutidas estratégias e possíveis soluções a fim de garantir que os proprietários e inquilinos dos imóveis não sejam prejudicados com o avanço da obra que logo chegará à região.

“A quarta etapa da Perimetral compreende uma área onde existem estabelecimentos comerciais, e isso nos demanda atenção, uma vez que buscamos em todas as etapas provocar o mínimo de transtorno por onde a obra passa. Para isso, o BID nos forneceu uma consultoria especializada, pensando, justamente, nisto, e nessa reunião. Carla já pôde se inteirar da dinâmica da quarta etapa e das informações que já temos, para que juntos possamos buscar a melhor maneira que esses imóveis poderão ser desocupados e para que seja iniciado o processo de negociação com os proprietários, garantindo sua estabilidade”, destaca a secretária  municipal da Assistência Social, Simone Passos.

Contando com uma consultoria especializada, toda a equipe técnica social que está à frente desse processo de execução da empreitada poderá “ampliar o conhecimento que já possui sobre a questão”, de acordo com a técnica de referência de Projetos Sociais da Diretoria de Gestão Social da Habitação, Alexandra Freire. Ainda segundo ela, com isso, será possível “encontrar a melhor forma para que a gente possa atender essas famílias, pensando tanto nas políticas de salvaguarda do BID, quanto em uma demanda que é apresentada pela Prefeitura que é sempre a melhoria da qualidade de vida da população de Aracaju."

“A consultora do BID estará aqui por três dias para que possamos construir uma proposta que seja viável ao que temos, hoje, no território da quarta etapa, por isso ainda faremos uma visita à área para que ela se inteire da realidade. Além disto, vamos aplicar um questionário junto aos proprietários para que possamos identificar suas demandas e consolidar compensações através de uma escuta qualificada”, explica Alexandra.

A assistente social da empresa Diagonal, Ayara Wanderley, apresentou dados que já foram coletados por meio de levantamentos, visitas e reconhecimento do território da quarta etapa do projeto e enfatizou que “os imóveis do local possuem características específicas” e, por isso, houve a necessidade de ser obtido um diagnóstico prévio para que pudesse ser apresentado para a consultora do BID, assim, “toda a equipe pode tomar as decisões necessárias que darão prosseguimento às obras”.

“Tivemos uma primeira conversa muito importante porque, aqui, podemos pensar nas melhores soluções, nos melhores processos para essa fase da Perimetral, focando em uma etapa tão específica que tem suas particularidades. Esse é um momento certo para receber essa consultora do BID, que possui expertise sobre o assunto, para trocar experiências e, dessa maneira, possamos construir as melhores soluções para essa etapa”, afirma Ayara.