Semed apresenta e distribui livro escrito por professores de Educação Física da rede

Educação
29/09/2022 13h11

Em 2020, durante a pandemia do coronavírus, professores da rede municipal de ensino de Aracaju iniciaram um projeto para norteá-los durante as aulas não presenciais. O material tornou-se referência para outras redes pelo Brasil e foi transformado em obra impressa pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). 

O livro 'Aulas Remotas para Professores de Educação Física do 1º ao 9º ano em tempos de pandemia de Covid-19' foi apresentado e distribuído para as escolas da rede, na manhã desta quinta-feira, 29, durante reunião com os coordenadores pedagógicos e administrativos. Cada módulo do livro é separado por ciclos com unidades temáticas a serem trabalhadas em casa, compreendendo aspectos como jogos e brincadeiras, esporte, ginástica e dança. O planejamento seguiu as orientações da Semed acerca das Atividades Curriculares Complementares Não-Presenciais (ACCNPs).

Os autores são os docentes de Educação Física da rede Lucas Souza Santos, José Anderson, Igor Sampaio, Luís Paulo de Souza Gomes, Obanshe Severo D'Acelino e Porto, Ernst Aguiar Melo, e o professor que leciona na rede municipal do município de Ribeirópolis, João Paulo da Silva. 

Segundo o secretário municipal da Educação, a modalidade em questão é de um componente curricular que teve um dos maiores desafios durante a pandemia, mesmo assim, os professores conseguirem produzir um material que servisse de subsídio para que outros profissionais pudessem ministrar suas aulas. 

"Iniciativas assim representam o resultado da rede no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), deste ano, porque diz respeito a um trabalho conjunto e uma vontade de que dê certo. Nossos profissionais, junto à Semed e à Prefeitura de Aracaju, não mediram esforços para que os nossos alunos mantivessem seus vínculos com as escolas e continuassem com os seus processos de aprendizagem com o menor prejuízo possível. É motivo de muito orgulho. O grupo de professores da Educação Física está de parabéns", pontua Ricardo. 

Estratégias

As principais ações realizadas a partir desse projeto foram a entrega dos módulos com atividades teóricas aos alunos, links e QRcode para acesso a materiais online, desafios e explicações disponibilizadas através de um canal no YouTube criado por eles.

"Estamos entregando exemplares do livro para as 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e trabalhando na perspectiva de criarmos uma comissão para desenvolvermos outro livro didático, mais aprofundado, para as aulas de Educação Física da rede municipal, já que esse que estão recebendo é mais voltado para questões associadas à pandemia", conta o coordenador de Educação Física e Esportes da Semed, Robson dos Santos. 

Um dos autores do livro, professor Obanhse Severo, relata que o projeto surgiu a partir de uma inquietação sentida no início do período pandêmico, quando todos estavam em casa, com limitação de espaço e contato restrito.

"Estávamos em um momento muito difícil para a saúde física e mental. Nos reunimos para pensar em como desenvolver atividades que os alunos pudessem fazer no lar. Tivemos que fazer diversas adaptações, e esse material ainda serve para ser usado nas escolas, utilizando nosso modelo para criar suas próprias aulas e usar como base, obedecendo, também, a legislação que temos que cumprir, que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", ressalta o autor.