Prefeitura oferta serviços e reforça programação da Campanha do Outubro Rosa

Saúde
29/09/2022 15h55

Em mais um ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a campanha do Outubro Rosa e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em 2022, a campanha vem com o tema "Outubro Rosa: um toque de amor". Na capital, a população pode contar com serviços da Rede de Atenção Básica e Rede Especializada. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de mama se aproximam dos 100%, o que reduz significativamente o número de óbitos por conta da doença. 

“O Outubro Rosa, internacionalmente, é o mês destinado à prevenção do câncer de mama, em mulheres e homens, embora, nestes últimos, com menor incidência. E de todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres. Precisamos fazer o diagnóstico precocemente para salvar a vida”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos. 

Serviços 

O município dispõe de serviços, tanto na Rede de Atenção Básica, quanto na Rede Especializada, assim como possui profissionais de saúde preparados para o acolhimento desses pacientes que apresentam sintomas ou os que desejam realizar consultas e exames preventivos. 

“Caso a pessoa sinta dor, note alguma alteração, nódulo ou até mesmo algum tipo de secreção dos mamilos, ou ainda as pessoas assintomáticas, é indicado que busque os serviços do município, junto às Unidades Básicas de Saúde. Quando o câncer é detectado, fazemos todo o encaminhamento para as unidades de alta complexidade, gerenciadas pelo Estado. E, caso não haja esse diagnóstico, o paciente continua sendo atendido pelo Município, com as consultas e exames preventivos”, enfatiza Léa. 

Fluxo de atendimento

A SMS atua de forma preventiva e busca o diagnóstico precoce. Dentro desse trabalho, é ofertado o acolhimento nas UBSs com consultas e exames. As usuárias também têm acesso às especialidades médicas, por meio do agendamento via sistema.

“A regulação agenda a consulta para Mastologista no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), que funciona no prédio do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos.Por se tratar de serviços e procedimentos especializados, não é porta aberta e, desta forma, as pacientes são encaminhadas das suas unidades de referência para o atendimento no Caasm”, orienta a coordenadora. 

Programação do Outubro Rosa

Dia 6/10: Distribuição de lacinhos de cor rosa, com atividade de alongamento com Academia da Cidade no Auditório, realização de teste rápido HIV, sífilis e Hepatites Virais e envio de questionário “Cuidando do Cuidador”, (Plataforma Google Forms) às servidoras da SMS, com o propósito de alertar quanto à importância na prevenção do câncer de mama e de colo uterino;
Do dia 7 ao dia 27 Ações nas UBSs voltadas ao combate de câncer de mama e de colo de útero , bem como ações de prevenção e diagnóstico para mulher, ou seja, exame clínico das mamas, exame citopatológico de colo de útero, solicitação de mamografia, testes rápidos de gravidez, HIV, hepatites B e C, atualização de cartão vacinal (tétano e hepatite B e covid).
Dia 7/10: As UBSs Antônio Alves, Geraldo Magela, Hugo Gurgel, Carlos Fernandes, Porto Dantas, Francisco Fonseca, João Cardoso e Lauro Dantas;
Dia 11/10: Nas UBS José Calumby;
Dia 14/10: Nas UBSs Augusto Cesar Leite, Santa Terezinha, Humberto Mourão na Unidade Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, Manoel de Souza, Maria do Céu, José Quintiliano e José Machado;
Dia 20/10: Na UBS Ávila Nabuco;
Dia 21/10: Nas UBSs Augusto Franco, Osvaldo Leite, Marx de Carvalho, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, José Augusto Barreto, Anália Pina e José Calumby Filho;
Dia 27/10: Nas UBSs João Bezerra, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Madre Tereza, Dona Jovem, Fernando Sampaio, Renato Mazze Lucas e Carlos Hardman;
Dia 26/10 na SMS: Cortejo às 9h pelos setores da sede da SMS em parceria com o Grupo “Sons no SUS”, distribuição de laços rosa e divulgação do resultado do questionário “Cuidando do Cuidador”.