Prefeitura realiza ação de redução de danos no bairro Inácio Barbosa

Saúde
29/09/2022 14h06

Nos dias 26 e 29 de setembro, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), com o Programa de Redução de Danos (PRD), realizou ação de educação em saúde para os frequentadores do território conhecido como Praça do Cuscuz, no Bairro Inácio Barbosa. A iniciativa teve como objetivo consolidar vínculos, fomentar estratégias em saúde e redução de danos junto aos usuários e realizar ação alusiva ao Setembro Amarelo.

De acordo com o coordenador do PRD, Robert Carmo, as reuniões foram retomadas após o período da pandemia.

“O local já é acessado pelos redutores há anos, mas, por ocasião da pandemia havíamos interrompido as rodas de conversas com cunho musical, junto aos residentes multiprofissionais em saúde mental. O território é frequentado por pessoas do bairro e regiões circunvizinhas que encontram ali uma grupalidade tanto para o uso de álcool quanto para as trocas afetivas”, destaca Robert.

Durante o encontro do dia 26, os frequentadores participaram de roda de conversa, com café da manhã e ação de testagens para IST's. Já nesta quinta, 29, foram realizadas rodas de conversa musicalizadas, consulta multiprofissional com aferição de pressão arterial e entrega de repelentes, em parceria com o Consultório na Rua, além do CAPS Primavera apresentando os serviços para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas.
 
Redução de Danos
 
O PRD é um serviço de educação em saúde que trabalha com a perspectiva ético-clínica de diminuir os danos sociais e à saúde, provenientes do uso prejudicial de álcool e outras drogas ou mesmo de outras demandas, como a de saúde sexual.
 
“A redução de danos se dá, a partir de uma relação sem julgamentos. Reforçando que independente das possibilidades, no tocante ao desejo de diminuir, reduzir, substituir, parar parcialmente ou totalmente de fazer uso de alguma droga, é preciso que seja possível enxergar as multiplicidades do viver. E isso diz, afinal, de valorização e ampliação da vida”, ressalta Robert Carmo.

Segundo o morador da região e frequentador da praça do cuscuz, o programa o ajuda bastante. "Esse programa ajuda muita gente e me ajudou também. Antes eu ficava o dia todo aqui bebendo, agora chego umas 5h40 e quando chega 9h vou para casa, descanso, como, que não comia, e nunca mais passei mal. Tudo por causa desse trabalho", conta.