Prefeitura encerra Semana do Idoso com público assistido pelos Cras de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
03/10/2022 17h12

Na tarde desta segunda-feira, 3, idosos assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju, gerenciados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, se reuniram no salão paroquial da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada no bairro Orlando Dantas, para celebrar o encerramento da “Semana do Idoso”, evento alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no último sábado, 1º de outubro.

A iniciativa, por meio da Gerência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculada à Assistência Social do Município, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI), teve como proposta realizar intervenções sobre a temática “Combate à Violência Contra o Idoso” com os grupos de idosos do SCFV, ofertado nos Cras, e usuários em situação de acolhimento institucional, do abrigo Nalde Barbosa.

Estiveram presentes os Cras Jardim Esperança, do bairro Inácio Barbosa, Maria Diná, do 17 de Março, Santa Maria e Gonçalo Rollemberg Leite, do José Conrado de Araújo, além de convidados. 

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, outubro é um mês dedicado à pessoa idosa na qual os serviços da pasta são intensificados. 

“Essa parceria só vem fortalecer as políticas públicas que já ofertamos aos idosos aracajuanos através dos nossos Cras, Creas, Abrigos e Conselho do Idoso. Fazemos um intercâmbio entre o público dos Cras, de vários bairros, que se encontra em momentos como esse, para mostrar sua vitalidade, alegria, sua arte e criatividade. Dizemos não à violência contra a população idosa. Agradeço às equipes das unidades pelo empenho para que a Semana do Idoso acontecesse. Precisamos somar forças, dar as mãos para trazer o idoso junto a nós e garantir seus direitos e sua inclusão na sociedade”, destaca Simone. 

Durante a semana de atividades, foi apresentada a esquete teatral “Cordel do Idoso Esperto” do grupo “Eitcha Companhia de Teatro”, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), que abordou, de forma lúdica, os riscos de endividamento na terceira idade, além de apresentações culturais, aulas de ginástica aeróbica e exposição de artes manuais feitas por idosos nas oficinas do SCFV que integrou neste último dia, o “Festival de Artes da 3ª Idade”, proposto por oficineiras dos Cras. 

A presidenta do COMDI, Maria José Matos, possui 29 anos de trabalhos dedicados à pessoa idosa e destacou a parceria como necessária em prol do público idoso. 

“Uma imensa alegria vivenciar, durante essa semana, um trabalho desenvolvido em parceria na qual pudemos estar presentes em todos os territórios de Aracaju prestigiando, ouvindo, assistindo a cada um de forma diferenciada sobre suas experiências, seus trabalhos, seus desafios e conquistas. Agradeço o empenho de todos os servidores do Munícipio que trabalham para acolher os idosos que nos deram testemunhas da importância do Cras em suas vidas. Me sinto realizada. Parabenizo a todos que estiveram juntos. Aqui, foi o início de mais iniciativas que virão em parceria para que façamos mais e melhor pelos idosos do município de Aracaju”, elogia Maria José. 

Para a supervisora de Atendimento ao Público e Cidadania do Cejusc do TJSE, Heloísa Joana Santos, o trabalho conjunto beneficia um maior número de pessoas idosas que precisam receber orientações acerca dos riscos de endividamento.

“Um dos nossos vieses é trabalhar sobre a política pública voltada para a educação financeira. Nosso objetivo foi orientar a população idosa sobre o uso do crédito consignado, já que são pessoas mais vulneráveis às ofertas de serviços que surgem e nada melhor abordar sobre o assunto de forma lúdica para alertar a todos. Essa parceria foi muito proveitosa e acreditamos que tenhamos frutos futuros”, salienta Heloísa. 

O “Festival de Artes da 3ª Idade”, contou com o apoio da oficineira Miralda Santos, profissional que ensina aos usuários dos Cras a desenvolver diversas habilidades, como artesanato, artes e pinturas manuais, dentre outras atividades. Ela atua em quatro Cras, dentre eles, no Carlos Fernandes de Melo, situado no bairro Lamarão, Carlos Hardman Cortês, no Soledade, Pedro Averan, no Industrial e no Cras do Olaria. 

“Eles estavam numa expectativa grande para mostrarem os talentos que produziram nas oficinas. Além das artes manuais, elaboramos outros tipos de atividades como o teatro, dança, educação física, é diversificado. Trouxemos bordados, crochês, pinturas, artesanatos, pintaram o sete, literalmente. No dia a dia, eles ficam muito ansiosos para o dia da oficina  porque para eles é uma terapia, eles querem sair de casa, se sentem felizes”, conta Miralda. 

A aposentada Maria Aparecida Santos, 74 anos, integra o grupo do SCFV “Fraternidade Josefina” do Cras Jardim Esperança e junto às suas colegas, fez uma apresentação musical.

“Achei maravilhoso porque levanta a nossa autoestima, alto astral. Existem pessoas que chegam tristes, mas, quando estão nesses eventos, participam das reuniões nos Cras, se sentem bastante satisfeitas, é maravilhoso. O Cras é muito importante para mim. Para nos apresentar aqui hoje, fomos ensaiados pela nossa oficineira Val que nos ensina a fazer várias atividades. Não perco nenhum dia”, relata Maria Aparecida.