Prefeitura estimula conscientização ambiental a partir de visitas ao Horto Municipal

Meio Ambiente
05/10/2022 11h09

Gerido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), o Horto Florestal Municipal, localizado no Parque da Sementeira, é um importante berço para mudas de plantas da cidade. Essas mudas, além de servirem para arborização e ornamentação de praças, ruas e avenidas da capital, também são cultivadas para serem doadas à população. 

Com o intuito de conscientizar e fomentar o plantio de mudas, no sentido de tornar Aracaju uma cidade cada vez mais verde, a Sema promove visitas ao Horto Municipal, com foco, principalmente, em crianças e jovens, de modo que absorvam novos conhecimentos, por meio do circuito de educação ambiental.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos destaca a importância das visitas proporcionadas através da interação e assimilação de conteúdos teóricos já vistos em âmbito escolar e apresentados de forma lúdica.

“Além do aprendizado, os visitantes podem conhecer o Meliponário e todo o processo de produção de mel e conscientização sobre a importância das abelhas para a polinização, além de visitarem as estufas do Horto, onde são produzidas e armazenadas mudas ornamentais e florestais plantadas em avenidas, canteiros, praças e escolas públicas da capital, que contribuem com o paisagismo da cidade” frisa Lemos. 

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira, destaca, ainda, que as equipes realizam, ainda, a conscientização sobre “o processo correto do descarte de resíduos sólidos, por meio da coleta seletiva e, de forma prática, são realizadas oficinas que ensinam como reutilizar materiais como pneus, garrafas pet, etc…” completa. 

A diretora da Escola Municipal José Ferreira Neto, de Nossa Senhora do Socorro, Claudiane Matos, cita a importância de proporcionar esse tipo de ação de visitação para as escolas. 

“A Prefeitura está de parabéns, e agradecemos por esse espaço porque esse momento de sair da sala de aula é de extrema valia, pois, no âmbito escolar, eles adquirem um conhecimento teórico, já no Horto, eles podem ver, na prática, como funciona todo o processo de produção de mel, plantio e produção de mudas e muitos outros artifícios” considera a diretora.

Agendamento de visitas

Qualquer cidadão pode agendar uma visita ao Horto Florestal através do e-mail: educacaoambiental.sema@aracaju.se.gov.br.