Biblioteca Ivone de Menezes realiza Hora do Conto "Especial Dia das Crianças"

Cultura
05/10/2022 14h12

Alunos da Escola Anália Vieira de Azevedo, localizada no povoado Lavanderias, em Nossa Senhora do Socorro, participaram, na manhã desta quarta, 5, do projeto Hora do Conto - Especial Dia das Crianças, realizado na Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, equipamento da Prefeitura de Aracaju, gerido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O projeto, que já é recorrente nas pautas da Biblioteca, tem como objetivo fazer com que as crianças despertem o interesse pela leitura e exercitem a cognição, através da imaginação. 

"O projeto Hora do Conto é uma iniciativa maravilhosa porque promove o gosto pela leitura e o interesse por autores universais, como o francês La Fontaine. É importante que as novas gerações não só tenham acesso aos repertórios da cultura atual, sobretudo os que provêm do universo digital, mas também de valores da cultura geral, que serão fundamentais na sua formação", destaca o presidente da Funcaju, Luciano Correia. 

Na edição desta quarta, as crianças que ainda não sabiam ler exploraram ao máximo o imaginário enquanto folheavam livros e criavam suas próprias histórias baseando-se nas gravuras. Além disto, eles também puderam liberar a criatividade ao confeccionar e decorar seus próprios brinquedos.

A coordenadora da Ivone de Menezes, Verônica Cardoso, destaca a proporção que o projeto vem ganhando, 

“As escolas têm procurado a biblioteca para participar das atividades, inclusive escolas de outros municípios, como fez a Anália Vieira de Azevedo. É muito bom ver o reconhecimento que o projeto vem ganhando. Prova que estamos indo pelo caminho certo e nos impulsiona a fazer sempre mais e melhor”, considera Verônica. 

O professor de Educação Física, Lucas Matos, que acompanhava os alunos, relata que “foi uma visita maravilhosa. Os alunos interagiram bastante e, mesmo os que não sabiam ler, demonstraram muita curiosidade em folhear os livros e criar histórias. Atividades como essa são extremamente importantes para o desenvolvimento deles”.