Prefeitura realiza sessão de cinema para crianças do Cras Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
05/10/2022 17h12

O Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira, 12, está chegando e, para celebrar a data, a equipe profissional que atua com a primeira infância na capital sergipana, vinculada à Secretaria Municipal da Assistência Social, deu início, nesta quarta-feira, 5, à “Semana da Criança”, com a exibição de um filme em sessão de cinema realizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria.

Cerca de 100 crianças de 0 a 3 anos de idade, gestantes e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) até 6 anos são assistidas e referenciadas pelo equipamento socioassistencial da Proteção Social Básica (PSB).

De acordo com a visitadora Maiara Cruz, foram pensadas atividades socioeducativas que promovessem a diversão e o bem-estar.

“Não deixamos datas especiais passarem em branco, principalmente quando é voltado ao público que atendemos. Pensamos em algumas atividades que proporcionassem a descontração, na qual conseguimos fortalecer os vínculos familiares e comunitários entre as mães e seus filhos, e trabalhar uma das dimensões do desenvolvimento da primeira infância, a comunicação e linguagem e relação socioafetiva”, destaca Maiara.

Para participar da atividade alusiva, crianças a partir de 1 ano de idade assistiram à “Maratona Animazoo”, episódios de desenhos animados, educativos e musicais acompanhado por pipoca, bebida e algumas guloseimas. Ao final, o público recebeu como presente um brinquedo confeccionado manualmente em uma força-tarefa entre equipes multiprofissionais da pasta, como a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN), Coordenadoria de Programas e Benefícios Socioassistenciais, além das próprias visitadoras da Assistência Social do Município.

Não é a primeira vez que a dona de casa Michele Vital, mãe do pequeno Yago, de 2 anos de idade, participa das atividades ofertadas.

“Foi bom demais, distrai muito a criança. Já participei de palestras, passeios, é sempre um prazer. As meninas me ajudam muito no desenvolvimento do meu filho e soube do trabalho porque sou assistida pelo Cras e me perguntaram se gostaria de participar, e hoje faço parte”, relata Michele. 

A mãe do usuário Ewerton Bryan, a auxiliar de limpeza Evelin Bruna Santos, está no programa há, aproximadamente, dois anos. Seu filho aprovou a programação.

“As meninas são maravilhosas, atenciosas. Para nós, mães, é muito bom, e meu filho adora”, conta Evelin. 

Próxima atividade

Na tarde desta quinta-feira, 6, será a vez das crianças menores de 11 meses de idade e suas mães participarem de uma atividade relaxante que também será realizada no Cras Santa Maria. As famílias receberão orientações sobre a Shantala, massagem indiana voltada para os bebês, na qual as próprias mães serão ensinadas a aplicar a técnica em seus filhos.