Saúde de Aracaju promove ação da Campanha Outubro Rosa para servidores

Saúde
06/10/2022 14h43

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta quinta-feira, 6, ação do Outubro Rosa, com atividades de alongamento com o Programa Academia da Cidade (PAC), realizando testagem de HIV e hepatites B e C, além de um questionário online “Cuidando do Cuidador” e entrega de laços simbolizando o início da campanha.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos destaca a importância das ações do Outubro Rosa, onde as atividades relacionadas ao câncer de mama são intensificadas.

“O Outubro Rosa, internacionalmente, é o mês destinado à prevenção do câncer de mama, em mulheres e homens, embora, nestes últimos, com menor incidência. E de todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres. Precisamos fazer o diagnóstico precocemente para salvar a vida”, explica a coordenadora. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de mama se aproximam dos 100%, o que reduz significativamente o número de óbitos por conta da doença. 

Rede de Atenção 

O município dispõe de serviços, tanto na Rede de Atenção Primária (Reap), quanto na Rede de Atenção Especializada (Reae), assim como possui profissionais de saúde preparados para o acolhimento desses pacientes que apresentam sintomas ou os que desejam realizar consultas e exames preventivos. 

“Caso a pessoa sinta dor, note alguma alteração, nódulo ou até mesmo algum tipo de secreção dos mamilos, ou ainda as pessoas assintomáticas, são indicadas que busquem os serviços do município, junto às Unidades Básicas de Saúde. Quando o câncer é detectado, fazemos todo o encaminhamento para as unidades de alta complexidade, gerenciadas pelo Estado. E, caso não haja esse diagnóstico, o paciente continua sendo atendido pelo Município, com as consultas e exames preventivos”, enfatiza Léa. 

Fluxo de atendimento

A SMS atua de forma preventiva e busca o diagnóstico precoce. Dentro desse trabalho, é ofertado o acolhimento nas UBSs com consultas e exames. As usuárias também têm acesso às especialidades médicas, por meio do agendamento via sistema.

“A regulação agenda a consulta para Mastologista no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), que funciona no prédio do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos. Por se tratar de serviços e procedimentos especializados, não é porta aberta e, desta forma, as pacientes são encaminhadas das suas unidades de referência para o atendimento no Caasm”, orienta a coordenadora.

Programação do Outubro Rosa

Do dia 7 ao dia 27, serão realizadas ações nas UBSs voltadas ao combate de câncer de mama e de colo de útero, bem como ações de prevenção e diagnóstico para mulher, ou seja, exame clínico das mamas, exame citopatológico de colo de útero, solicitação de mamografia, testes rápidos de gravidez, HIV, hepatites B e C, atualização de cartão vacinal (tétano e hepatite B e covid).