Prefeitura realiza mais um ciclo da Prova de Fluência Leitora na rede municipal

Educação
07/10/2022 12h23

Entre os esforços para fortalecer a alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem utilizado avaliações diagnósticas para analisar as principais dificuldades na aprendizagem e atuar com estratégias que ajudem a resolvê-las. Dentro deste propósito, nesta segunda-feira, 10, começa o terceiro ciclo da Prova de Fluência Leitora, para alunos do 1º ao 6° ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). 

A avaliação é realizada de forma individual e segue até o dia 18. O aplicador das avaliações é um membro da equipe gestora, um assistente de alfabetização ou um estagiário do projeto Tutoria Pedagógica que utilizará fichas de leitura contendo sílabas, palavras, texto e questões ligadas à interpretação. 

O diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes, explica que, a cada ciclo de prova, são mapeados os alunos que estão com mais dificuldades e traçadas metas e iniciativas para aprimorar a habilidade entre os estudantes e, por consequência, desenvolver leitores fluentes.

"Redobramos a preocupação e os esforços com aqueles que estão em situação de aprendizagem mais crítica. Diante do que foi desenvolvido, no primeiro semestre, e no reforço escolar, boa parte das escolas tem trabalhado com a reenturmação dos alunos, os agrupando por nível de domínio da leitura. Agora, é o momento de avaliarmos este trabalho de 45 dias, período de tempo entre uma avaliação leitora e outra, para que possamos ter um dado mais claro e buscar novas estratégias. Uma vez que os estudantes avancem, podem ser novamente remanejados para outro grupo", explana o diretor.

Evilson destaca, ainda, que acompanhar a evolução paulatina do domínio da leitura dos alunos é essencial para um avanço significativo em todas as habilidades e formação do educando. 

"Uma vez identificada a situação do estudante, a intervenção pedagógica é direcionada e, com isso, ele se desenvolve rapidamente. Os resultados que já estamos obtendo e o avanço de cada aluno, entre um ciclo e outro, traz um sentido de vitórias constantes, tanto para nós, como para professores, famílias e gestores escolares", pontua Evilson.

Gravação das avaliações

A partir desta etapa, a Semed trabalha com um diferencial, que é a gravação e armazenamento do áudio de cada prova, a fim de fazer um comparativo futuro da evolução de cada estudante. Esta ação poderá ser feita pelo aplicador da prova pelo celular ou computador que houver captação de áudio, por meio do Sistema Municipal de Acompanhamento da Aprendizagem de Aracaju (SIMAAju). A plataforma eletrônica, desenvolvida pelos Departamentos de Tecnologia da Informação (DTI) e de Educação Básica da Semed, tem tornado mais dinâmico o processo de realização de avaliações diagnósticas da rede.

O SIMAAJU foi desenvolvido pelo DTI para dar mais robustez nesses processos de avaliação. 

"Inicialmente, para este novo ciclo, este novo recurso da plataforma será implementado no 2° e 5° ano de cada escola. É um processo simples e faz parte de um sistema integrado, onde o aplicador da prova armazenará o áudio na ferramenta Caixa de Diálogo e poderá, também, excluí-lo, caso não tenha ficado a contento. Quando o material for salvo, no entanto, não será mais possível excluir. Desta forma, ao término da prova de leitura, depois dos oito dias, todos os registros já estarão lá, armazenados", detalha o diretor interino do departamento, Jan Bittencout.