Prefeitura promove evento em comemoração ao Dia da Guarda Municipal

Guarda Municipal
07/10/2022 12h49

A Lei Federal n° 12.066/2009 instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional das Guardas Municipais, instituições responsáveis para, no âmbito dos municípios, zelar pela proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, pela preservação da vida e patrulhamento preventivo e mais 18 competências específicas.

Na capital, a Lei Municipal n° 4.861/2017 institui, na mesma data, o Dia do Guarda Municipal de Aracaju. Em comemoração alusiva à data, a Prefeitura de Aracaju realizará, na manhã do sábado, 8, na sede da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), uma série de atividades esportivas e recreativas que reunirá guardiões da capital e do interior, e suas respectivas famílias.

Denominado de "Desafio Dia Nacional das Guardas Municipais", o encontro prevê a realização de disputas de corrida de revezamento, cabo de guerra, apresentações musicais e sorteio de diversos brindes. 

A previsão é de que cerca de 200 pessoas compareçam ao evento, como afirma o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

"A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, está prestigiando os guardas municipais através da realização desse grande evento. Buscamos integrar, nesse dia, não somente os guardas municipais de Aracaju, mas também os colegas de farda que atuam no interior do estado, trazendo-os para nosso meio, promovendo integração. Desta forma, esperamos receber aproximadamente 200 pessoas, entre guardas municipais e seus familiares", pontua Mendonça.

As celebrações pelo Dia Nacional das Guardas Municipais serão encerradas na segunda-feira, 10, com uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Aracaju.