Saúde inicia ações da Sexta Saudável durante o mês de outubro

Saúde
07/10/2022 14h46

Durante o mês de outubro, nas sextas-feiras, 7, 15, 21 de outubro, e na quinta-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove ações especiais de atenção à saúde com a “Sexta Saudável”. Neste primeiro dia, foram contempladas com a iniciativa, as Unidade Básicas de Saúde (UBSs)  Antônio Alves, Geraldo Magela, Hugo Gurgel, Francisco Fonseca, João Cardoso, Lauro Dantas e Porto Dantas.
 
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, as UBSs foram escolhidas a partir dos indicadores mais baixos de realização de exames.

“Nosso objetivo é trabalhar de forma preventiva buscando o diagnóstico precoce. Por isso, estamos oportunizando as sextas-feiras deste mês, para que as pessoas possam fazer esses exames represados, como o clínico das mamas e o citopatológico de colo do útero, atualizar seus cartões de vacinação com imunizantes contra covid-19, hepatite B, HPV e tétano, além de ter acesso aos testes rápidos de HIV e hepatite C”, explica Léa.

Importância da prevenção

Durante a ação, estudantes da Universidade Tiradentes e da Escola Santa Ana, em palestra, ressaltaram a importância do conhecimento nos cuidados a serem tomados para a prevenção. 

“O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Juntos com todos os profissionais, pudemos alertar sobre os perigos do câncer de mama, além de incentivar os usuários na busca da saúde, fazendo as consultas e os exames preventivos.”, enfatiza a gerente da UBS Hugo Gurgel Wadja Alves

Aprovação dos usuários

A usuária Cássia Dias aproveitou o dia de ações para aprender mais como pode se cuidar.

“As mulheres assumem o papel de cuidar da família, da casa e do trabalho, mas também têm de se cuidar e aproveitar todos os serviços que são disponibilizados para cuidar de sua saúde”, afirma Cássia.

Outra usuária que participou da atividade foi dona Cristina de Brito. Segundo ela, assim que soube que teria a atividade decidiu participar. “Não podia faltar. É muito importante a gente aprender cada vez mais sobre nossa saúde e como cuidar dela, ainda mais em um assunto tão importante que é o câncer de mama”, reconhece.

Programação

No dia 14, é a vez das unidades Augusto César Leite, Santa Terezinha, Humberto Mourão (no espaço físico da Geraldo Magela), Ministro Costa, Manoel de Souza, Maria do Céu, José Quintiliano, José Machado de Souza e Carlos Fernandes. 

No dia 21, por sua vez, receberá a iniciativa as unidades Augusto Franco, Osvaldo Leite, Marx de Carvalho, Edézio Vieira, Cândida Alves, José Augusto Barreto, Anália Pina e José Calumby. 

Por fim, na quinta-feira, 27, será a vez das unidades João Bezerra, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Madre Tereza, Dona Jovem, Fernando Sampaio, Renato Mazze Lucas e Carlos Hardman.