Escolas municipais realizam reforço escolar como estratégia de recomposição da aprendizagem

Educação
11/10/2022 14h02

As escolas da rede municipal de ensino dão continuidade à ação de reforço escolar, que teve início no mês de agosto deste ano, durante as férias letivas, e tem o objetivo de recuperar os prejuízos causados pela suspensão das aulas presenciais, ocasionada pela pandemia da covid-19, em que uma parcela dos alunos teve atraso em sua aprendizagem.  

Com as Avaliações Diagnósticas e de Fluência Leitora, realizadas durante o ano de 2022, foram detectadas as necessidades de aprendizagem de cada aluno da rede e selecionados os que estavam com um ritmo mais lento para participar das ações de recomposição. Após o período destinado especificamente para o reforço e com avanços notórios sendo conquistados, as escolas seguem com as ações em busca de melhorar ainda mais o resultado da aprendizagem dos alunos.  

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário está realizando ações de reforço para os alunos com maior dificuldade do 6° ao 9° ano, às terças pela tarde. 

“Tivemos um avanço notório nos alunos que estão fazendo o reforço. Além disso, os estudantes dos primeiros anos, que estavam com uma maior dificuldade na leitura, também estão avançando”, afirma o diretor Saulo Souza Lima. 

Na Emef José de Souza, após o reforço de férias, foram notadas melhorias na aprendizagem dos alunos que compareceram às aulas. A escola, então, segue com os reforços. “Depois desse reforço de férias, percebemos o avanço que os alunos tiveram e aí o nosso intuito foi não parar a ação. Daí, implementamos um reforço contraturno escolar e os pais estão se comprometendo em trazê-los”, relata a coordenadora Rivania Rocha. 

Os alunos não leitores e leitores de sílabas foram identificados e inscritos no reforço em parceria com os pais, os quais assinaram um termo de compromisso e responsabilidade para levar os alunos no contraturno. Duas professoras estagiárias foram destinadas para cada turno e trabalham exclusivamente com a alfabetização desses estudantes. A escola está utilizando o material do Educaju, através do caderno "Relembrando", que foi destinado exclusivamente para o reforço escolar, além de outros materiais. 

O Educaju é um programa complementar, implementado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que visa potencializar o aprendizado das crianças do 1º ao 5º ano, buscando minimizar os prejuízos causados pela suspensão de aulas presenciais, por conta da pandemia.   

“Temos observado que os alunos que estão frequentando regularmente o reforço estão melhorando muito em sala de aula em comparação aos que não estão comparecendo. Os professores têm medido regularmente a devolutiva e acompanhando o avanço deste aprendizado”, conclui Rivania Rocha.