Programa Anjos Azuis desenvolve projeto especial no mês das crianças

Guarda Municipal
12/10/2022 17h29

A Guarda Municipal de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tem dedicado todo o mês de outubro ao desenvolvimento de ações preventivas junto às crianças, especialmente aos alunos da rede municipal de educação.

O teatro de fantoches do Programa Anjos Azuis tem percorrido dezenas de escolas neste mês de outubro, levando conhecimento e alegria, como na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, onde foi apresentada a peça teatral intitulada "Larga o celular e vem brincar!". Uma temática que objetiva estreitar as relações sociais entre as crianças, estimular a empatia, incentivar a brincadeira e ativar a psicomotricidade. Desta forma, os guardiões auxiliam na formação cidadã das crianças.

Durante todo o ano, os guardas municipais que integram o programa fazem apresentações em escolas, creches, igrejas, ONGs espalhadas por toda as regiões da capital sergipana e no interior do estado.

O Programa Anjos Azuis explora conteúdos interdisciplinares associados à cidadania, através de recursos lúdicos como teatro de fantoches e atividades de fixação, que buscam ajudar na formação cidadã de crianças e adolescentes, com vistas à promoção da cultura de paz. Um dos fios condutores desta iniciativa é aproximar a instituição da comunidade e demonstrar, acima de tudo, que o agente de segurança pública não é uma figura repressora, e sim acolhedora.

"Na nossa profissão, precisamos ter compromisso com a evolução social da comunidade. Baseado nisto, idealizamos essa programação especial para o mês da criança e acreditamos que ela será bem proveitosa para os milhares de espectadores mirins que terão contato com os guardas municipais, aprendendo, dessa forma, outras maneiras de se divertir e aproveitar a infância", destaca a coordenadora do programa, Aracelly Matos. 

De acordo com a coordenadora da Emei Júlio Prado Vasconcelos, Jussara Roque Lima, a presença da GMA na creche é muito importante para o aprendizado. "Vem para abrilhantar o mês das crianças e propor a desintoxicação das telas e uma maior interação entre as próprias crianças. Fortalecendo as relações interpessoais", comenta.

Nesta quarta-feira, 12, será a vez do Hospital da Criança receber a visita das personagens que compõem o teatro de fantoches, numa parceria firmada entre os dois órgãos que integram atividades de humanização desenvolvidas na unidade hospitalar.