Aracaju realizará Dia D de vacinação no próximo sábado, 15

Saúde
13/10/2022 14h11

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará, no próximo sábado 15, o Dia D de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil), atualização da caderneta vacinal e covid-19 para crianças, adolescentes, adultos e idosos. A ação ocorrerá em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos três shoppings da capital (Riomar Jardins e Parque Shopping).

As UBSs José Machado de Souza (Santos Dumont); Carlos Hardman (Soledade); Osvaldo Leite (Santa Maria); José Calumby (Jardim Centenário); e Geraldo Magela (Orlando Dantas), vacinarão das 7h às 13h, e os pontos instalados nos três shoppings de Aracaju (Riomar, Jardins e Parque Shopping), funcionarão das 8h às 16h.

A meta é imunizar 32.464 crianças o que equivale a 95% da cobertura populacional, até o momento, no entanto, foram vacinadas 20.818, ou seja, 64,13% do público estimado. Para tanto, de acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a ação é motivada pela baixa adesão à vacina. 

“A melhor maneira de se prevenir contra doenças é por meio das vacinas. É graças ao Programa Nacional de Imunizações que, durante todos esses anos, muitas doenças estão controladas. Precisamos que os pais mantenham a situação vacinal dos seus filhos em dia, para que essas doenças não venham aparecer. Por isso no Dia D, vamos vacinar contra a poliomielite, covid-19 e atualizar a caderneta vacinal”, frisa Larissa. 
 
Dia D para poliomielite

A SMS convoca todos os pais e os responsáveis para levarem as crianças de 1 a menores de 5 anos, as quais podem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP. 

Dia D para covid-19

Na fase atual, a campanha de imunização contra a covid-19 contempla as crianças a partir de 3 anos. Também terão acesso ao serviço todas as pessoas que estejam com alguma dose pendente, incluindo a de reforço. 

Documentos

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju (que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável).