Aedes aegypti: população pode auxiliar com o combate através de denúncias

Saúde
13/10/2022 14h56

Como forma de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém um canal de atendimento, através do qual a população pode entrar em contato para denunciar os focos e casos de suspeitos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
A Ouvidoria do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti pode ser acessada através do 0800 729 3534, na opção 2. De janeiro a outubro de 2022, foram encaminhadas 303 ouvidorias.

De acordo com o gerente do Programa de Combate ao Aedes da SMS, Jeferson Santana, o acesso às informações é fundamental. “Esse contato é muito importante, pois contribui positivamente com o trabalho. Nossos agentes visitam esses locais que, geralmente, são terrenos baldios com acúmulo de lixo, casas abandonadas entre outras situações que podem existir focos do mosquito. Importante ressaltar que o prazo de resposta das denúncias recebidas pela Ouvidoria é de até dez dias”, ressalta. 

O gerente explica, ainda, que as equipes iniciam o trabalho já na primeira visita, com identificação de criadouro, orientações e eliminação de possíveis focos.

“No caso das casas ou terrenos abandonados, buscamos o proprietário do imóvel para que solicite que ele faça a limpeza e a manutenção daquele local. Quando são casas que estão habitadas, vamos aos imóveis, procuramos focos e criadouros, e orientamos moradores”, explica Jeferson Santana.

Dados do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em setembro de 2022, apontam que o maior número dos focos continua sendo os depósitos de água ao nível do solo, como lavanderias e tonéis, ambos utilizados para armazenar água, tendo o percentual de 42,2%. Por isso, Jeferson Santana enfatiza a importância da participação da população.

“O contato por meio da Ouvidoria é primordial, mas, aliado a isso, é preciso que a população também continue atenta às suas casas, quintais, reservatórios de água, descarte de lixo, enfim, que não deixe de receber os agentes de endemias. Precisamos nos conscientizar que a dengue mata”, reforça o gerente.

Ações e cronograma da semana

A SMS realiza ações semanais de combate ao Aedes como fumacê costal, mutirão de limpeza e visitas domiciliares.

No dia 18 de outubro, as equipes do fumacê costal estarão no bairro Soledade e, no dia 19, no bairro Luzia. Já no dia 20, no bairro Novo Paraíso.

O mutirão de limpeza de ruas e terrenos ocorre geralmente aos sábados, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), além das visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias. Neste sábado, 15, as equipes estarão no bairro Cidade Nova e, no dia 22, no bairro Jardins.