Postos volantes garantem comodidade para vacinação contra a raiva

Agência Aracaju de Notícias
13/10/2022 16h07

Para assegurar a imunização de gatos e cachorros contra a raiva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém, desde a segunda-feira, 10, equipes percorrendo os bairros da Zona de Expansão, aplicando as doses nos animais das residências visitadas. A ação é realizada pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ).
 
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge, principalmente, o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características. A vacina é a principal forma de prevenção da doença.
 
Na capital, a estimativa é vacinar 57.076 animais, sendo 43.905 cães e 13.171 gatos. As equipes volantes contam com 12 profissionais, atuando em dupla. Nesta quinta-feira, elas percorreram as comunidades Areia Branca e Várzea Grande. 
 
“É muito importante as equipes se deslocarem para essas áreas mais distantes porque são locais mais rurais. Seria mais difícil para os tutores se deslocarem até os pontos fixos de vacinação. Sabemos que muitas pessoas não têm transporte para ir até os pontos fixos, então, para essa região não ficar sem cobertura, realizamos essa campanha volante, indo de porta em porta, de casa em casa, para aplicar a vacinação antirrábica nos cães e gatos”, aponta a supervisora das equipes de vacinação antirrábica, Daniella de Oliveira. 

Quem tem a residência visitada, como o senhor Francisco Castro, tutor de um cachorro de grande porte, comemora a comodidade. 

“Eu reconheço a importância da vacinação tanto para a saúde do animal quanto para a da gente, e o fato de virem aqui em casa facilita muito”, considera Francisco. 
 
Tadeu Britto, que possui quatro cachorros, concorda com o vizinho. 

“É interessante, principalmente pra quem tem cachorro de raça grande e tem dificuldade em locomover. Todo ano eu acompanho porque, com certeza, é muito importante vacinar”, salienta Tadeu.
 
Victor Matheus, por sua vez, aproveitou para imunizar o cão e os dois gatos da sua família.

“Esse auxílio para os nossos bichinhos acaba sendo muito bom para a gente. E manter esse tipo de cuidado é fundamental, ainda mais para mim que tenho cachorro e gatos”, afirma Victor. 
 
Programação dos postos volantes
 
A programação dos postos volantes seguirá até o próximo dia 20 e é imprescindível a colaboração dos cidadãos para que a meta estabelecida de vacinação seja atingida, de maneira a proteger animais e tutores. 
 
“É interessante e muito importante que as pessoas abram as portas e atendam às equipes porque é uma oportunidade de imunizar os animais forma prática, sem precisar se dirigir aos postos fixos. Que a população aproveite a oportunidade, abra as portas e avise, também, aos vizinhos que a gente está passando para que tenhamos maior credibilidade e maior adesão”, reforça Daniella.

Programação volante

Dia 14 – Escurial, chácaras do Loteamento Taubaté e Malvinas, gameleira e Suiça;

Dia 17 – Loteamento Matapoã, Mosqueiro, largo da Aparecida (Bairro Jabotiana) e loteamento RGA;

Dia 18 - Loteamento Senhor do Bonfim e Condomínios e bares da Av. Inácio Barboza;

Dia 19 – Loteamento Recreio, Sítios e Chácaras após, Ponta da Asa, Residencial conjunto Novo e Estrada da Lixeira, bairro Capucho,

Dia 20 - Repescagem.

Vacinação a domicílio
 
A SMS disponibiliza, no site da Prefeitura de Aracaju, um link com formulário online , para a solicitação de vacinação antirrábica a domicílio. 

Próximas fases
 
Depois desta fase de vacinação em pontos volantes, a SMS disponibilizará pontos fixos estratégicos aos sábados, nos dias 15 e 22 de outubro, e 5 de novembro. Além disto, o CCZ disponibilizará o Sistema Drive-thru, na zona Norte, de 31 de outubro a 4 de novembro, onde o acesso poderá ser realizado de carro, moto, bicicleta ou a pé.