Plantão Social Itinerante atende comunidade da 3ª etapa da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
13/10/2022 17h16

Nesta quinta-feira, 13, a equipe social da Perimetral Oeste realizou Plantão Social Itinerante, no bairro Lamarão, onde se localiza a 3ª etapa da grande avenida que cruzará cinco bairros de Aracaju, ligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, obra realizada pela Prefeitura de Aracaju, através de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Profissionais de Serviço Social e Psicologia atenderam a comunidade durante toda a manhã, tirando dúvidas e passando informações para os moradores que ainda residem no local, sendo que uma parte das famílias que serão reassentadas já desocupou a área.

As ações itinerantes serão realizadas periodicamente nas diversas localidades afetadas pela construção da Perimetral, segundo conta a assistente social Ayara Wanderley, técnica de referência da Diagonal Social, empresa que realiza o projeto de reassentamento das famílias sob a supervisão da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju. 

“Nossa ideia é estar sempre perto da comunidade, para que as pessoas se sintam seguras e suficientemente informadas sobre esse processo que já vem transformando suas vidas, a partir do desenvolvimento da cidade”, afirma Ayara. 

Acompanhando a ação in loco, Joselice Nunes, especialista social da Cobrape, empresa supervisora do Programa de Requalificação Urbana executado pela Prefeitura de Aracaju, considera o atendimento no território como fundamental para a confiança das famílias no projeto. 

“É uma ação muito importante porque é a aproximação da equipe executora com a comunidade. Nós, que supervisionamos, estamos aqui para dar o apoio necessário e acompanhar de perto, para saber como o trabalho está sendo desenvolvido, se a comunidade está sendo atendida a contento, quais as dificuldades que a implementação está tendo, entre outros pontos. E a gente está percebendo que está tudo funcionando de forma bastante adequada”, avalia Joselice. 

Moradora da travessa 19, no bairro Lamarão, há cinco anos, Marta Alves de Souza aproveitou o plantão itinerante para tirar algumas dúvidas e fazer o agendamento da sua reunião de negociação. 

“Esse é um território periférico onde o manguezal mal possibilita a gente se locomover. Mas, graças a Deus, vão nos tirar daqui e nos dar uma moradia melhor, coisa que muitos não esperavam, nem imaginavam. Nos atenderam bem, tiveram muita paciência em nos explicar tudo, apresentaram uma moradia boa pra gente e vamos sair daqui”, relata Marta. 

A equipe social também realizou panfletagem no território, divulgando o Plantão Social disponibilizado diariamente no Escritório de Atendimento à Comunidade localizado na travessa Santa Gleide, nº 89, bairro São Carlos. As equipes atendem presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30; e também pelo telefone (79) 2140-0759 ou whatsapp (79) 99173-2799.