Projeto da Prefeitura de Aracaju fica entre finalistas de prêmio promovido pelo BID

Agência Aracaju de Notícias
17/10/2022 17h38

O projeto da Prefeitura de Aracaju “A Arte de Semear”, que suscita a conscientização ambiental com ações de educação no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, foi selecionado entre os finalistas do prêmio Super Heróis do Desenvolvimento 2022, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que reconhece a implementação de soluções criativas e inovadoras durante a execução de projetos de desenvolvimento financiados pela instituição financeira.

Ao todo, foram 77 projetos elegíveis e apenas 7 finalistas selecionados, incluindo o projeto da administração municipal, único representante do Brasil nessa etapa final. Dentre os sete, quatro foram premiados em dois eixos: trabalhos em execução (no qual Aracaju disputou) e trabalhos finalizados. 

O projeto que tem sido desenvolvido na capital concorreu com propostas do México e Trinidad e Tobago, ambos premiados, e do Paraguai. No segundo eixo, concorreram projetos dos países Costa Rica, Colômbia e Uruguai, sendo que os dois últimos foram premiados.  

A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e surgiu com a intenção de despertar nas crianças alunas da rede de ensino municipal, particular e comunidades a responsabilidade socioambiental e senso crítico, por meio de ações lúdicas promovendo a sustentabilidade local e a otimização do uso dos espaços públicos e de lazer. 

“É um projeto de fundamental importância pelo momento em que passamos no mundo, com alterações climáticas em todos os continentes. A Prefeitura, através dessa iniciativa desenvolvida pela Seplog e Sema, promove a cultura de preservação ambiental e conscientização das futuras gerações. Esse projeto é um orgulho para a Prefeitura, pois os resultados já podem ser vistos no cotidiano das escolas, onde as crianças já estão mais conscientes, economizando água, descartando lixo corretamente e cuidando das hortas, e também levando esse conhecimento para suas famílias”, afirma o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio. 

O projeto realizou ações de visita guiada na Sementeira, promovendo a educação ambiental através de trilha teatral (Ujacará), oficinas, manejo do meliponário municipal, e orientações quanto ao descarte sustentável dos resíduos sólidos.

“Estar entre os finalistas deste prêmio, sendo o único representante do Brasil, aponta que as ações de educação que estamos fazendo de maneira continuada, promovendo a responsabilidade socioambiental e fortalecendo a sustentabilidade, são um grande ganho e indica que estamos no caminho certo”, aponta a coordenadora do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa Thaís. 

A final foi realizada de forma virtual,  através de apresentação por videochamada, onde cada selecionado pôde expor seu conteúdo e apresentar os resultados obtidos com as ações descritas no projeto e como as boas práticas podem ser exemplo para outras regiões do mundo. 

“Nós concorremos com 77 projetos elegíveis, de 23 países da América Latina e Caribe, e tivemos um dos sete melhores. É uma grande marca e satisfação para todas as equipes envolvidas, uma vez que conseguimos avançar com uma iniciativa de educação ambiental, que tem sido uma pauta muito importante para a Prefeitura, e, inclusive, estamos a transformando em uma ação contínua, receber esse tipo de reconhecimento internacional”, ressalta o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos.