Emef Juscelino Kubitschek celebra 35 anos de história

Educação
17/10/2022 21h39

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, gerida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), celebrou com festa nesta segunda-feira, 17, seu aniversário de 35 anos. Localizada no bairro Coroa do Meio, a unidade atende, atualmente, cerca de 1.200 alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Participaram da celebração professores ativos e aposentados, servidores e técnicos da Semed. Durante a comemoração, o secretário da Educação, professor Ricardo Abreu, falou sobre a importância da Emef JK, como é conhecida, para a população da Coroa do Meio e dos bairros vizinhos. 

"A Emef JK é uma peça fundamental no desenvolvimento dessa comunidade, no desenvolvimento da autoestima do bairro e na construção da cidadania desses meninos e meninas que moram aqui. Eu agradeço a cada professor, a cada servidor que aqui esteve, aos diretores, coordenadores, que são muito importantes para todos. Essa é uma das maiores escolas da nossa rede, com um quantitativo de alunos gigantesco e que vem cumprindo ao longo de três décadas e meia a tarefa de formar cidadãos para a nossa capital", comentou o secretário. 

Além de estudantes do bairro onde está localizada, a Emef JK também atende crianças, adolescentes e adultos dos bairros Atalaia, Aruana, Santa Maria e 17 de Março. De acordo com o diretor da unidade, professor Cláudio Brito, a história da escola está ligada ao desenvolvimento da Coroa do Meio.

"Nós costumamos chamar essa escola de militante, pois ela surgiu com a luta por moradia no bairro Coroa do Meio, diante da necessidade dos filhos dos trabalhadores de terem uma escola no seu próprio bairro. Então, lideranças comunitárias se engajaram e conseguiram a implantação da escola, que acompanhou todo o reordenamento urbano do bairro e, até hoje, atende os filhos e netos dos seus primeiros estudantes", conta o diretor. 

Além da educação formal, a unidade também possui um histórico de incentivo à prática de esporte. "Sempre buscamos dar continuidade a esse trabalho de incentivo ao esporte. Já tivemos alunos que se destacaram no judô, no atletismo e no futebol. Procuramos estimular os alunos para que engajem no esporte, pois este também tem um cunho social", completa Cláudio.