Saúde avalia indicadores dos usuários da Academia da Cidade

Saúde
18/10/2022 14h03

O Programa Academia da Cidade (PAC) desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem como objetivo, reduzir os indicadores das principais doenças crônicas que acometem a população e, a cada quatro meses, é realizada uma avaliação física, para ver se os indicadores dos usuários estão melhores.

De acordo com o coordenador do PAC, Walter Igor dos Santos, o foco das atividades físicas é minimizar as principais doenças crônicas que são hipertensão arterial, diabetes, sobrepeso e obesidade. 

“A prática regular de atividade física trás diversos benefícios, como controle de peso, melhoria da saúde, da qualidade de vida, humor, disposição, interação com outras pessoas e com o ambiente, tudo contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo e diminuindo a mortalidade por diversas doenças crônicas”, explica Walter. 

Polos ativos

No momento estão ativos 12 polos da Academia da Cidade, com aulas presenciais na Uninassau e nos bairros Santa Maria, Sol Nascente, América, Augusto Franco, Maracaju, Castelo Branco, Santos Dumont, Bugio, Centro de Criatividade, Industrial e Luzia.

Inscrição do PAC

O cidadão que quiser participar do PAC precisa comparecer a um dos polos munido do seu cartão do SUS, número de prontuário eletrônico, que consegue na UBS do bairro, e comprovante de residência. Por ser demanda espontânea, um dos educadores físicos fará uma anamnese (entrevista avaliativa realizada pelo profissional) e cadastro.

“Antes da formalização da inscrição, o usuário passa por uma avaliação das condições de saúde e se for identificado algum problema, o usuário é encaminhado para sua Unidade Básica de Saúde de referência, mas, caso não apresente restrições, a pessoa estará apta a iniciar as atividades”, enfatiza o coordenador.