Emef Zalda Gama celebra 23 anos em atividade com programação especial

Educação
19/10/2022 16h55

A manhã desta quarta-feira, 19, começou em festa para a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zalda Gama, no bairro Capucho. A unidade de ensino está comemorando 23 anos de serviço educacional e a data foi celebrada com programação especial para funcionários, alunos e convidados. Também estiveram presentes o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, e a secretária adjunta, Antônia Arimatéia.

A escola deu início às celebrações no começo do dia, com um momento de confraternização e café da manhã no pátio da Emef. Pela tarde, a programação contou com apresentação da Orquestra de Câmara Sesc, bênção ecumênica, apresentação dos alunos e parabéns com bolo temático e presença dos pais dos estudantes.

O secretário Ricardo Abreu ressalta a alegria em testemunhar mais de duas décadas de um aparelho educacional fundamental, como este, que faz com que diversas crianças e jovens cresçam e se desenvolvam de forma saudável.

"Esta é uma das várias escolas da nossa rede que, quando a gente entra, sente uma vibração positiva muito forte. É visível o compromisso da equipe gestora, dos professores, cuidadores, daqueles que fazem as merendas, dos que cuidam da portaria e da limpeza da escola. São 23 anos com muita vitalidade, servindo essa população e fazendo com que as famílias deste bairro e das adjacências durmam em paz e possam trabalhar tranquilos porque sabem que seus filhos estão muito bem cuidados e educados", expressa o secretário.

As atividades da unidade de ensino começaram em 1992, quando ainda era a Escola de 1° grau Assistente Social Terezinha Meira, em oferta de aulas para os quatro primeiros anos do ensino fundamental. Em 1999 foi realizado um convênio total com a Prefeitura de Aracaju e a mesma passou a ser denominada de Emef Zalda Gama. Já em 2013, o local passou a oferecer, também, serviços de creche e Educação Infantil, e aulas até o 5º ano do ensino fundamental.

A diretora da Emef, Karina Barreto, faz parte da Emef desde 2015 e exerce o cargo de diretora desde 2019, eleita através da Lei de Gestão Democrática. De acordo com ela, a escola buscou comemorar junto aos alunos, que é a razão do trabalho de cada um que ali exerce sua função.

"Hoje, o sentimento é de alegria, gratidão e pertencimento. Aqui, temos moradores do Capucho, Veneza 1 e 2, e São Carlos, e é gratificante podermos celebrar com nossas crianças, porque a razão do nosso existir, do nosso trabalho, são eles", conta Karina.