Prefeitura promove visita técnica à Mata do Junco, em Capela

Meio Ambiente
19/10/2022 16h15

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), promoveu uma visita técnica aos seus servidores, no Refúgio da Vida Silvestre, conhecido popularmente como Mata do Junco, localizado no povoado Lagoa Seca, município de Capela. A visita teve como principal objetivo aprimorar o conhecimento a favor do serviço da Sema em relação à arborização de Aracaju.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, no total, 15 servidores da equipe de arborização da Sema compareceram ao Refúgio da Vida Silvestre para ampliar os estudos em atividades de proteção, pesquisas científicas, educação ambiental e arborização para a capital sergipana.

“A Prefeitura de Aracaju aposta muito no conhecimento como forma de capacitação e ampliação de áreas verdes na cidade, e uma visita técnica como essa possibilita aos servidores da Sema envolvidos na arborização e nas atividades do Horto melhorar suas capacidades na medida em que, além de permitir uma visita de conhecimento técnico in loco conhecendo novas espécies, possam, também, incorporar os estudos à arborização urbana na cidade, e tudo, naturalmente, em prol de uma capital mais sustentável”, pontua Lemos.

A coordenadora do Horto Florestal de Aracaju, Julie Oliveira, destaca que a visita teve um resultado muito positivo para o conhecimento dos profissionais do Horto. 

“Como trabalhamos com arborização urbana, é importante conhecer ainda mais a biodiversidade do nosso estado, e ter conhecimento do que existe de remanescente de Mata Atlântica, para que isso acabe influenciando, de alguma forma, a utilizarmos espécies nativas dentro do ambiente urbano, não só o que estamos acostumados a utilizar na arborização de espécies exóticas e paisagísticas, mas também o que temos de nativo e preservado, como no caso da Mata do Junco, que é o maior remanescente de Mata Atlântica do estado” ressalta Julie. 

A unidade de conservação, criada pelo Governo do Estado em 2008, é o segundo maior reduto de Mata Atlântica de Sergipe, a qual abrange uma área de 894 hectares. Repleta de recursos ambientais, a Mata do Junco abriga o nascedouro de riachos e rios, como o riacho Lagartixo, que abastece Capela e compõem a bacia do rio Japaratuba. Além de preservar as nascentes, a ideia é proteger o macaco Guigó, espécie em extinção, genuinamente sergipano, cujo único reduto conhecido se encontra naquela localidade.

De acordo com a analista ambiental da Sema, Natalie da Mota, isso possibilitará o aprimoramento do serviço da equipe com relação à arborização de Aracaju, bem como o aumento dos conhecimentos dos profissionais de meio ambiente da Sema. 

“O Estado de Sergipe possui diversas unidades de conservação, criadas com o objetivo de salvaguardar os últimos remanescentes de floresta do nosso território e, nestes locais, é possível encontrar várias espécies vegetais nativas, representantes da biodiversidade local”, aponta Natalie. 

“A visita foi muito interessante para conhecermos novas espécies e para a coleta de sementes de plantas nativas, podendo levar para Aracaju exemplares remanescentes da Mata Atlântica. Além disto, é importante termos uma variação genética maior de plantas, apesar de termos plantas parecidas em Aracaju, elas têm genéticas muito próximas e, aqui, conseguimos aumentar a variabilidade genética e melhorar nosso plantio no Horto”, frisa o analista ambiental da Sema, Rafael Gouveia.

“Foi uma iniciativa muito positiva da Sema, porque auxiliará na arborização urbana em Aracaju, com espécies nativas, e para a natureza, será de grande ajuda repovoar novas áreas, podendo auxiliar na mudança do clima, amenizando as temperaturas altas que virão e melhorando a paisagem das ruas, praças e avenidas.” avalia Marcelo Guigó, Auxiliar Administrativo do Refúgio da Vida Silvestre.