Prefeitura apresenta avanços da PPP da iluminação pública a representantes da Caixa

Infraestrutura
20/10/2022 14h04

Em mais um dia de diálogos sobre o sucesso da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), promoveu outra reunião, nesta quinta-feira, 20, para relatar a experiência acerca do panorama da modernização na capital.

O conteúdo foi apresentado pela gestão municipal e pela Conecta Aracaju S/A, responsável pela gestão da iluminação, a representantes da Caixa Econômica Federal, que financiou o projeto da PPP para a capital sergipana.

No encontro, foi demonstrado o modelo de manutenção do parque, status dos pontos de luz, índices de modernização e eficientização, iluminação cênica, o avanço do sistema de telegestão e indicadores de desempenho.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, destaca que o trabalho realizado em Aracaju é exemplo no país.

“A Caixa está muito satisfeita com a Prefeitura porque estamos servindo de balizador para todos os projetos que eles fazem. Temos um exemplo extremamente bem-sucedido de PPP de iluminação, e eles sempre vão indicar nosso caso como referência. Importante é que não tivemos nenhuma despesa, nem para executar o projeto, que foi financiado pela Caixa, e nem para a modernização e outros processos”, frisa Ferrari. 

O gerente nacional da Caixa, Felipe Teles, conta que o projeto realizado em Aracaju “dá orgulho”.

“Aqui foi feito um projeto pioneiro, e a cidade faz parte do primeiro lote de municípios em que fizemos os projetos de iluminação. A Prefeitura confiou na nossa capacidade e os resultados estão postos. Trouxemos o pessoal de Olinda para conhecer essa experiência de sucesso e esperamos ter lá um processo tão exitoso como aqui. Quando Aracaju fez o projeto, a Caixa estava começando neste setor, e o município entrou com outros 12 projetos. Hoje, nós temos 36 em estruturação, e isso nos torna o maior banco atuando neste eixo no país”, declara Felipe. 

Além de Olinda, a gestão municipal compartilhou a experiência da Parceria Público-Privada com as prefeituras de Ponta Grossa (PR) e de Estância (SE), apresentando dados, detalhando os processos e dialogando acerca dos benefícios do trabalho.

Modernização

A Prefeitura de Aracaju dá continuidade à modernização da iluminação pública, substituindo lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED. Até agora, dos quase 60 mil pontos de luz, já foram substituídas mais de 45 mil luminárias, equivalente a 75,38% de todo o parque.