Saúde de Aracaju apresenta avaliação da cobertura vacinal na capital

Saúde
20/10/2022 16h18

Nesta quinta-feira, 20, gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participaram de uma videoconferência onde foi apresentada a avaliação da cobertura vacinal e as estratégias do Plano Municipal de Imunização para o enfrentamento à poliomielite e a atualização vacinal, em Aracaju.

Ao abrir a videoconferência, a promotora de Justiça do Estado, Alessandra Pedral, parabenizou o trabalho desenvolvido pela SMS, em especial a secretária da Saúde, Waneska Barboza, que agradeceu a oportunidade de poder explanar sobre a avaliação da cobertura vacinal de crianças de 0 a 2 anos, e sobre a campanha da poliomielite na capital.

"Em relação às crianças de até 2 anos, em maio deste ano fizemos um levantamento e tínhamos 5.365 crianças com cartão vacinal atualizado, depois de ações desenvolvidas, como a busca ativa de crianças menores de 2 anos pelos agentes comunitários, atualização do cartão vacinal, vacinação nas escolas e creches, e Dia D de intensificação vacinal, mais que dobramos a quantidade de crianças com o cartão atualizado, chegamos a 11.165, ou seja, um aumento de 108,1%”, explica Waneska.

Ainda segundo a secretária, a preocupação está na baixa adesão à campanha contra a poliomielite, que foi prorrogada até o dia 31 deste mês, onde estratégias e ações de promoção à saúde estão sendo realizadas. A meta é imunizar 32.464 crianças, o que equivale a 95% da cobertura populacional. Até o momento, no entanto, foram vacinadas 22.531, ou seja, somente 69,40% do público estimado.

“Estamos realizando várias ações de mobilização para aumentar a cobertura vacinal, como a vacinação de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, vacinação nas escolas e creches municipais, e também nas escolas particulares da capital, vacinação nos três shoppings do município, de segunda a sábado, e já foram realizados dois dias de intensificação aos sábado para mobilização geral na capital”, enfatiza a gestora. 

Segundo o diretor jurídico da SMS, João Vitor Burgos, foi uma reunião muito produtiva, pois o assunto sobre cobertura vacinal é de extrema relevância para a sociedade. 

“A reunião foi para promover uma somação de esforços, tanto das representações das escolas, quanto da autoridade ministerial, como dos representando da nossa Secretaria. Trouxemos os dados, cientificamos aos órgãos que permearam a reunião e iremos adotar todas as providências e encaminhamentos”, reforça João Vitor. 

Participaram da reunião online, a secretária Waneska Barboza; o diretor jurídico da SMS, João Vitor Burgos Mota; a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, Taise Cavalcante; as promotoras do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), Maria Lilian Mendes e Alessandra Pedral; a médica pediatra, Ana Jovina; e os representantes do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) João Luiz Dória e Renir Damasceno.