Outubro Rosa: UBS do Luzia orienta usuárias sobre prevenção e autocuidado

Saúde
20/10/2022 16h38

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, na manhã desta quinta-feira, 20, atividades alusivas ao Outubro Rosa para as usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ávila Nabuco, no conjunto Médici, bairro Luzia. O evento contou com palestras sobre autocuidado, violência doméstica, educação sexual, além de momentos de interação e música com o projeto Sons no SUS.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SMS, Léa Matos, reforça que exames preventivos são essenciais. 

“Durante o mês de outubro, intensificamos o alerta sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Então, informamos, conscientizamos e lembramos a todas as mulheres que, até o final deste mês, nossas UBSs ofertarão exames citopatológicos de colo do útero, exame clínico das mamas, teste rápido de gravidez e testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C”, explica Léa. 

Conhecer o próprio corpo, perceber alterações e buscar ajuda profissional é fundamental. Foi assim com a aposentada Maria da Conceição, de 63 anos. 

“Há dois anos fui diagnosticada com câncer no útero e foi por causa de um sangramento que notei que algo não estava bem. Por isso, digo a todas as mulheres que se toquem, se olhem, monitorem a saúde e vão ao médico”, relata Maria. 

Violência doméstica
 
O enfrentamento à violência contra mulher também foi o tema abordado pela responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) da SMS, Lidiane Gonçalves. 

“A violência contra a mulher afeta, diariamente, inúmeras jovens, adultas e idosas. Nosso objetivo foi despertar a reflexão sobre as diversas formas de violência, esclarecer sobre os sinais e os tipos, seja ela violência física, psicológica, patrimonial, sexual, dizer que elas têm com quem contar, que busquem ajuda e os serviços que elas podem acessar”, enfatiza Lidiane. 

A aposentada Maria Ione, de 73 anos, conta sobre a satisfação em participar do evento. 

“Esse momento é de muita alegria e aprendizado. Quero dizer a todas as mulheres que não deixem de se cuidar, pois com saúde não se brinca”, destaca Ione. 

A gerente da UBS Ávila Nabuco, Priscilla Monise, destaca que outras ações serão realizadas na unidade. 

“A programação do Outubro Rosa é, acima de tudo, uma oportunidade que temos de frisar que a prevenção pode salvar vidas. Houve uma grande adesão dos usuários, que também compreenderam a importância disso. Encerraremos nossa programação no dia 27, com caminhada, em parceria com a Academia da Cidade, além de distribuição de preservativos”, completa Priscilla.