III Encontro dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil reúne voluntários

Defesa Civil
22/10/2022 14h56
Início > Notícias > III Encontro dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil reúne voluntários

O III Encontro de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reuniu neste sábado, 22, membros dos Nupdecs da capital sergipana.

A ação, que integra a programação do Mês de Conscientização para a Redução de Desastres, permitiu a integração, diálogo e aperfeiçoamento dos participantes, de forma a colaborar com as respectivas comunidades e, também, com a Defesa Civil. O encontro foi realizado  no auditório Antônio Vieira Neto, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

Os Nupdecs de Aracaju foram reconhecidos como exemplos de Boas Práticas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, como ressalta o secretário municipal da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado.

"Aracaju serve de exemplo para vários municípios e capitais do Brasil e hoje reunimos todos os Núcleos de Proteção e Defesa Civil para entregar um novo colete de voluntariado, de maneira que, no próximo período chuvoso, eles estejam preparados e identificados para auxiliar a Defesa Civil, tanto no levantamento de demandas do seu bairro, como também, na ajuda para a distribuição de donativos. A Defesa Civil mantém constante em diálogo com os Núcleos e permanece pronta para atuar, juntamente com todos os órgãos da Prefeitura de Aracaju, para minimizar eventuais impactos, provenientes das chuvas", afirma o secretário.

O coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, explica que o tema da terceira edição do evento foi escolhida com o propósito de, justamente, preparar os membros dos Nupdecs para eventuais situações adversas.

"Apesar de Aracaju não ter esse registro frequente de necessidade de doações por situações de desastres, com as mudanças climáticas, é preciso que haja, eventualmente, essa preparação. Para discorrer sobre o tema, solicitamos a presença de pessoas com expertise nessa área, envolvendo a Assistência Social de Aracaju e a Defesa Civil Estadual", comenta Rabelo.

Membros

Para o coordenador do Nupdec Jabotiana, José Guedes, a experiência é uma oportunidade para retomar a integração entre os Núcleos. "Estivemos dois anos parados e hoje estamos reiniciando nossas atividades. Fico muito lisonjeado por ter sido escolhido para representar os Nupdecs, fazendo parte da mesa".

Ele também ressalta a importância dos coletes de identificação dos voluntários. "Muitas vezes chegamos em uma determinada situação e nos perguntam ‘vocês são de onde?' e agora, com esse uniforme, fica mais fácil para as pessoas em vulnerabilidade nos identificar como membro do Nupdec", reconhece.

Já o membro do Nupdec Cidade Nova, Edval Oliveira, que participa pela primeira vez do encontro, comemora os conhecimentos adquiridos. "Achei esse encontro muito importante. Conhecemos mais sobre os procedimentos para situações de desastres, no sentido das doações. Passei a ter mais conhecimento. E esse novo fardamento nos identifica melhor. A comunidade nos verá com outros olhos", considerou.

O membro do Nupdec Porto Dantas, Valter de Deus, ressalta que o encontro reforça os vínculos e contribui com o trabalho nas comunidades. "Muito gratificante esse encontro, que fortalece ainda mais os núcleos, com essa interação, comunicação e conhecimento. É muito bom exercer esse voluntariado e esse braço que somos na comunidade", considerou. 

Nesse encontro, estiveram presentes os membros dos Nupdecs América, Industrial, Cidade Nova, Porto Dantas, Soledade, Santa Maria, Jabotiana e demais convidados.

Palestras

O encontro contou com palestras, ministrada pela socióloga e advogada, Catharina Menezes, coordenadora de Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal da Assistência Social, com o tema "Doação em situações de desastres: o papel do voluntariado" e pelo Superintendente Adjunto da Defesa Civil Estadual, Major Alisson Carvalho, que apresentou exemplos práticos.

"Hoje nós trouxemos um pouco do que faz a Assistência Social de Aracaju, dos seus níveis de complexidade e fazendo contrapontos com o trabalho integrado com outras secretarias. Nas situações de desastre, nós trabalhamos integrados com a Defesa Civil na identificação das vulnerabilidades das famílias e na oferta dos nossos serviços, acolhimento institucional e dos benefícios que são tipificados pela Assistência", informa a coordenadora de Proteção Social Básica de Aracaju, Catharina Menezes.

O major Alisson Carvalho, que atuou em situações de desastre, a exemplo de Brumadinho (MG) e Riachuelo (SE), ressalta a importância da atuação conjunta entre os voluntários e a Defesa Civil.

"O papel do voluntariado é fundamental e essa oportunidade serve para explicarmos um pouco a respeito de como ele pode nos ajudar, o que ele pode fazer para contribuir e salvar vidas, atendendo a população que mais precisa, em sua situação de desastre. Uma atuação organizada consegue atender melhor o cidadão. A comunidade, que possui esse conhecimento, tem a capacidade de resposta e ter resiliência frente a  uma situação de desastre. Saber ajudar, saber como ajudar e em que momento ajudar é fundamental", enfatiza o Major.  

Homenagens

Na ocasião, foram feitas homenagens aos órgãos que prestam apoio aos Nupdecs, com a entrega de certificado de reconhecimento. Foram homenageadas a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec); a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social; Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema); a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); a Secretaria Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), além do secretário da Defesa Social, tenente-coronel Silvio Prado.