Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes aegypti no bairro Jardins

Saúde
22/10/2022 17h01

Seguindo com as ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou, neste sábado, 22, mais um mutirão de limpeza e visitas domiciliares, no bairro Jardins, zona Sul de Aracaju.


O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em setembro de 2022, mostrou que o bairro apresenta 3% de índice de infestação, o dobro do registrado no LIRAa anterior, de julho deste ano, que foi de 1,5%. 

Esses dados elevados nortearam o trabalho dos agentes, que visitaram as casas e verificaram os pontos mais críticos da região, como explica o gerente do programa de combate ao Aedes da SMS, Jeferson Santana. 

“Aqui, o objetivo das equipes é um pouco diferente, tendo em vista que o LIRAa mostra que os focos não são os reservatório de água. São as áreas de ventilação com plantas, ralos, becos e calhas. Hoje, tivemos um exemplo claro de como pode ocorrer o acúmulo de água, tendo em vista que o dia começou chuvoso, mas logo passou. É aí que consequentemente focos do mosquito podem surgir", explica. 

O aposendado André Campos, 83 anos, aprovou a ação e lembrou que o trabalho tem que ser de todos. "Eu cuido muito bem da minha casa, pois não quero ficar doente, nem arriscar a saúde da minha família. Sempre que posso, alerto os meus vizinhos também", conta. 

População deve ajudar 

A SMS mantém ações contínuas de combate à dengue, com cronogramas semanais de aplicação do fumacê costal, visitas dos agentes de endemias, além dos mutirões. Ainda assim, a contribuição da população é fundamental. 

“Precisamos que as pessoas se conscientizem de que os maiores criadouros continuam sendo suas casas. Então, não deixem de verificar os quintais, se suas lavanderias, caixas d'água ou tóneis estão limpos e bem tampados, entre outras atitudes simples, mas que podem salvar vidas, já que a dengue é uma doença séria e pode matar", conclui o gerente Jeferson Santana. 

Limpeza de terrenos 

Ainda durante a ação, as equipes da Emsurb realizaram a limpeza de terrenos baldios, identificaram imóveis abandonados, realizaram varrição e recolheram o lixo descartado de maneira irregular.