Prefeitura desativa Centro de Atendimento a Síndrome Gripal

Saúde
24/10/2022 16h33

A partir desta segunda-feira, 24, o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal está desativo. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ocorre em virtude da redução do número de casos positivados, além da baixa procura da população.

“Nossa média por semana é de um caso de covid-19 e a taxa de positividade está abaixo de 1%. Ou seja, estávamos atendendo, em média, apenas 12 pacientes por dia no Centro de Atendimento e Triagem. Com essa desativação, redirecionaremos os profissionais que estavam trabalhando no local, para avançar a vacinação das crianças nas escolas e, com isso, melhorar as taxas de cobertura de vacinação infantil”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Atendimentos redirecionados

Os pacientes que necessitarem do serviço à síndrome gripal serão direcionados à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e, nos casos de monkeypox, os usuários serão encaminhados ao Hospital Municipal Fernando Franco, na zona Sul da capital.

“Todo o paciente que tiver uma suspeita de monkeipox deve procurar um equipamento de saúde, ou seja, uma unidade de saúde, hospital municipal ou da rede particular, relatando o caso através de uma anamnese ao profissional, e este preencherá um formulário, colocando todos os sintomas, data e, inclusive, com a possibilidade de colocar fotos. Estas informações serão encaminhadas para a equipe da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, que monitora todos os casos e checa se realmente é um caso de monkeipox”, enfatiza Waneska.

Uma vez confirmada, a equipe da Vigilância da Saúde entra em contato como o paciente e agenda para fazer a coleta do material que, a partir de hoje, começa a ser realizado no Hospital Fernando Franco, que também enviará o material ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) o qual confirma se o caso é ou não de monkeypox.
 
Balanço

O Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal foi inaugurado em janeiro deste ano e ofereceu serviços de triagem de enfermagem e consultas médicas, testagem para detecção da covid-19, dispensação de medicamentos e leitos de observação. De janeiro a outubro, a unidade realizou 11.159 atendimentos. Os meses de agosto a outubro apresentaram queda na procura pelo serviço, sendo registrados 830 atendimentos em agosto, 364 em setembro e apenas e apenas 173 em outubro.