Saúde de Aracaju participa de palestra sobre cuidados paliativos

Saúde
24/10/2022 16h47

Com o objetivo de aprimorar ainda mais a assistência, a equipe multidisciplinar do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participou, na manhã desta segunda-feira, 24, de palestra sobre cuidados paliativos.

O tema foi abordado pela enfermeira paliativista e mestra em Educação, Rita Porto, que enfatizou como o serviço reflete na humanização do atendimento.

“Essa é uma temática muito importante para todos os profissionais envolvidos na assistência, através da qual o objetivo é promover melhor qualidade de vida, acolhimento e autocuidado, não só ao paciente que saiu da hospitalização e foi para o internamento domiciliar, como também para toda a família, que recebe orientação, para que ela possa se sentir segura diante do serviço prestado”, conta Rita. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de cuidados paliativos consiste na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, a partir da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

“Quando falamos em cuidados paliativos, nós colocamos o paciente como centro das nossas ações. Buscamos a humanização daquele atendimento e, além disto, precisamos, também, da família, para que juntos possamos oferecer o máximo de cuidado possível, para quem está em internamento domiciliar. Então o tema da palestra foi de grande importância para todos nós”, ressalta a coordenadora do SAD, Elizabete Silva.

SAD

O Serviço de Atendimento Domiciliar é composto por quatro Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (EMAD), que contam com médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeuta; e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), com nutricionista, fonoaudióloga, assistente social, fisioterapeuta e psicóloga, para os casos de reabilitação aguda.

Para que o paciente inicie o acompanhamento com a equipe do SAD, quando hospitalizados, a própria unidade hospitalar faz a solicitação do serviço. Quando se trata de um paciente vindo da Rede de Atenção Primária (REAP), a UBS realiza a solicitação. Antes da possível admissão, em todos os casos, a equipe multidisciplinar realiza uma visita para avaliação.