Outubro Rosa: Prefeitura promove ação intersetorial no Cras do bairro Soledade

Assistência Social e Cidadania
25/10/2022 17h02

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, a campanha “Outubro Rosa” tem o objetivo de alertar mulheres sobre a prevenção, diagnóstico precoce e controle da doença. Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Carlos Hardman Cortês, equipamento socioassistencial situado no bairro Soledade, gerido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, na tarde desta terça-feira, 25, uma roda de conversa sobre a temática com a oferta de serviços de saúde.

Além de palestras, foram disponibilizados testes rápidos de glicemia, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), sífilis, hepatites B e C, aferição da pressão arterial e agendamento de mamografia para mulheres acima dos 40 anos de idade, serviços ofertados em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a coordenadora do equipamento, Betânia Cardoso, participaram da ação grupos de mulheres e de idosas assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), além da comunidade local. 

“Foi uma iniciativa realizada em parceria com o objetivo de levar informações para prevenir possíveis casos da doença entre mulheres do bairro, dentre usuárias do Cras e àquelas mães de famílias assistidas pela equipe social da Perimetral Oeste”, destaca Betânia. 

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Hardman Cortês, Luciana Junqueira, ressalta a importância da realização de exames preventivos, já que, caso a doença seja identificada precocemente, a chance de cura é de 90%. 

“Desenvolvemos esses tipos de ações não apenas no mês de outubro, mas o ano inteiro. É uma ação de conscientização sobre o câncer de mama, associado ao câncer do colo do útero. É importante deixarmos a mulher à vontade para participar desse momento porque ela precisa se conhecer, fazer o autoexame, para perceber alguma alteração inicial e buscar por atendimento. Na UBS, fazemos exames clínicos das mamas, de lâmina e, a depender da idade da mulher, solicitamos a mamografia para acompanhamento. Havendo alteração no diagnóstico da paciente, realizamos o acompanhamento em conjunto com a rede de saúde”, detalha Luciana.

Aos 35 anos, Cleide Neide Lisboa, moradora do bairro Soledade, fez o autoexame quando percebeu algo diferente em sua mama. Hoje, aos 44 anos, ela monitora o nódulo e reforça a importância das mulheres se cuidarem.

“Quando fiz o autoexame, percebi um caroço e procurei o médico que confirmou uma glândula, desde então, faço minha mamografia todos os anos, este ano já fiz. É uma ação importante para mostrar que nós, mulheres, temos que nos cuidar porque a prevenção salva vidas. Fazendo isso, temos mais chances para aproveitar a vida. Também devemos usufruir dos serviços que são ofertados a nós”, salienta Cleide. 

A dona de casa Ana Lúcia Santos integra o grupo de mulheres do Cras há mais de 10 anos e fez questão de participar da ação socioeducativa. 

“É muito importante trocar informações com os agentes públicos, uma ação como essa é maravilhosa para falar não apenas sobre o câncer de mama, mas outras doenças que acometem as mulheres. Aprendi muitas coisas e vou repassar para as colegas. Agradeço à equipe do Cras, que é uma casa de referência para mim, aqui cresci como pessoa e cidadã”, aponta Ana Lúcia. 

Plantão Social 

Uma equipe do Plantão Social da Diagonal, empresa responsável pelo Trabalho Técnico Social (TTS) junto às famílias do projeto da avenida Perimetral Oeste, também esteve no local para sanar dúvidas sobre a construção da grande via, além de serem feitas assinaturas de recibos do bônus-moradia, auxílio pago pelo Município às famílias que optaram pelo reassentamento.

A Perimetral Oeste é uma das obras municipais mais importantes do “Programa de Requalificação Urbana”, que cruzará os bairros Lamarão, Santos Dumont, Soledade, Jardim Centenário e Bugio, ligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro.