Prefeitura realiza gincana com crianças e adolescentes dos Cras da zona Oeste

Assistência Social e Cidadania
26/10/2022 15h47

Futebol, pimbarra e cabo de guerra foram algumas das brincadeiras que fizeram parte de uma gincana promovida, nesta quarta-feira, 26, pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, para crianças e adolescentes assistidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão; João de Oliveira Sobral, no Santos Dumont; e Terezinha Meira, no Olaria.

As atividades, voltadas aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), foram desenvolvidas no auditório e na quadra poliesportiva anexos ao Cras Terezinha Meira. De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica da Assistência Social de Aracaju, Catharina Menezes, quase 100 pessoas participaram das atividades.

“Esses três Cras tiveram a ideia de se juntar e fazer uma única atividade em culminância ao Dia das Crianças como forma de integração, por fazerem parte do mesmo distrito. Isso foi bom para que as crianças se conhecessem, convivessem, e os Cras conseguissem fazer esse trabalho intersetorial. Essa integração é muito importante para o nosso trabalho, inclusive é a essência do Serviço de Convivência, que é a troca comunitária entre os bairros”, destaca Catharina. 

Conforme a coordenadora do Cras Terezinha Meira, Elze Angélica Melo, para a realização da gincana, os meninos e meninas, com idade entre 6 e 16 anos, foram divididos por equipes mistas. “Pensamos nisso como forma de socializar, fazer a integração e não a divisão. Hoje, não foi uma competição, mas um dia para eles se divertirem, brincarem e se relacionarem com crianças de outros territórios”, explica. 

Entre as brincadeiras, futsal, pimbarra, cabo de guerra, queimada, competição de TikTok, além da distribuição de kits lanches, algodão-doce, geladinho e pipoca. 

O oficineiro do Cras Terezinha Meira, Fábio Silva, foi um dos profissionais que pensou nas atividades.

“Os educadores sociais e oficineiros se uniram para saber o que eles mais gostavam de fazer dentro do seu Cras. Trouxemos um pouco da ideia de cada território, organizamos o tempo, e colocamos em prática, cumprindo com aquilo que foi planejado”, destaca Fábio. 

Ao final, as equipes receberam medalhas e troféus pela participação nas atividades. 

A estudante Emilly Yasmin Santos, de 14 anos, é usuária do Cras Carlos Fernandes de Melo, do Lamarão. Ela aprovou o dia de diversão. “Queria que todos os meus dias fossem assim, foi maravilhoso, tudo de bom. Gosto de participar do Cras porque lá me tratam com amor, carinho, eu amo e nunca vou sair de lá”, relata. 

O estudante João Gustavo Ribeiro, também de 14 anos e do Cras do Lamarão, não esconde a sua alegria em brincar. 

“Não conhecia essa galera, apesar de já ter vindo aqui uma vez. Achei legal essas brincadeiras, os lanches, os tios, gostei, eu gosto de brincar”, conta João. 

O pequeno Levi Cauã Santos, de 6 anos, é usuário do Cras João de Oliveira Sobral. Apesar da pouca idade, ele brincou pela quadra e garantiu: “gostei muito, foi bom porque teve geladinho, algodão-doce e pipoca”, frisa.