Prefeitura realiza manutenção no Centro Cultural de Aracaju

Cultura
26/10/2022 15h23

O Centro Cultural de Aracaju, instituição administrada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), passa por reforma em seu prédio histórico, no sentido de preservar a sua arquitetura e funcionalidades. As salas de exposições, auditório teatral e sala de cinema recebem devida manutenção, com previsão de conclusão para o mês de dezembro.

Erguido na segunda metade do Século XIX, com o intuito de tornar-se a Alfândega da cidade, o prédio que, hoje, abriga o Centro Cultural foi construído em um dos locais de destaque à época, na praça General Valadão. Tombado em 2003, posteriormente se converteu na Receita Federal, com projetos para conservar o patrimônio e manter viva a memória histórica do local.

Ao final da primeira gestão do prefeito Edvaldo Nogueira o prédio ganhou um novo sentido para salvaguardar sua arquitetura e sua história, tornando-se o que conhecemos atualmente como o Centro Cultural de Aracaju, inaugurado em outubro de 2014. Para dar continuidade a essa preservação, ao mesmo tempo com uma visão moderna sobre o espaço e seus serviços culturais, a Funcaju, em parceria com a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), iniciaram a reforma do espaço.

Entre os serviços da reforma, há o retelhamento, grampeamento, parte elétrica, pintura e acabamentos gerais. O projeto está orçado em cerca de R$ 300 mil, abarcando todas as demandas, cuidadas tanto pela Seplog, quanto pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), bem como pela empresa encarregada da reforma, a GP Engenharia, ganhadora da licitação.

Para o presidente da Funcaju, Luciano Correia, “o Centro Cultural está passando por uma reforma necessária, já que esse prédio foi entregue há quase 20 anos e ficou esse período sem uma manutenção mais profunda. Além da beleza arquitetônica e do valor histórico que ele possui, está sendo usado como um importante espaço para uma intensa programação cultural e artística. Com a reforma, vamos melhorar ainda mais suas condições e consolidar uma agenda cultural semanal no centro histórico de Aracaju”.

Segundo o supervisor do Centro Administrativo da Seplog, Cristiano Dias, por se tratar de um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com uma arquitetura diferente, histórica, necessita de um cuidado maior e atenção na obra. Primeiramente, está ocorrendo o retelhamento do prédio, seguido pelo grampeamento das telhas.

“O telhado em si foi cedendo, por conta dos anos, dos movimentos de carros nas ruas, causando outros problemas no prédio, como a infiltração. Já conseguimos retelhar 40%, mas é um trabalho delicado, pelo teto ser inclinado. A seguir vem a iluminação e a parte elétrica, que está sobrecarregada e danificada. A previsão de conclusão de toda obra está prevista para dezembro”, informa Cristiano.