Novembro Azul: SMS intensificará ações de conscientização sobre saúde do homem

Saúde
26/10/2022 15h32

Com o objetivo de promover a mudança de comportamento dos homens para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos com maior frequência, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta e alerta sobre a campanha "Novembro Azul", intensificando as ações de conscientização a respeito de doenças que afetam a saúde da população masculina.

De acordo com a referência técnica da SMS, Vanessa Barreto, a saúde do homem envolve cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento; acidentes e violência; paternidade e cuidado; saúde sexual e saúde reprodutiva, e doenças prevalentes na população masculina. 

"A campanha Novembro Azul ocorre para chamar a atenção da importância da população masculina buscar os serviços de saúde antes do adoecimento. Os homens devem buscar atendimento preventivo nas Unidades Básicas de Saúde, mantendo exames em dia e se cuidando melhor. A indicação é que o exame preventivo para detecção do câncer de próstata, por exemplo, seja realizado a partir dos 40 anos”, explica Vanessa.

Acolhimento no SUS

Em Aracaju, os cuidados à saúde do público masculino são ofertados rotineiramente nas UBSs e demais redes de saúde do Município. 

Segundo a referência técnica, os homens, em sua maioria, só buscam os serviços de saúde quando já estão adoecidos. “Por isso, aproveitamos o mês de novembro para chamar a atenção deles quanto à prevenção na porta de entrada do Sistema Único de Saúde, que é a Atenção Básica, onde oferecemos os exames de rotina, o pré-natal do parceiro, os grupos de prevenção, e incentivamos a fazerem atividades físicas através dos polos da Academia da Cidade. Muitas doenças prevalentes na população masculina, geralmente, estão relacionadas às especialidades médicas, que são cardiologia, gastroenterologia, pneumologia, psiquiatria e a urologia. Para além de fatores genéticos, a saúde é resultado das escolhas e hábitos ao longo da vida”, enfatiza.

Busca por ajuda

A profissional alerta que, de maneira geral, muitos homens aguardam até o limiar da dor ou, em algumas situações, até o risco de morte, para buscar ajuda de um profissional de saúde. “Daí a importância da conscientização de gestores, profissionais de saúde e da população em geral para mudarmos essa concepção dos homens de não buscar ajuda e incentivá-los a cuidarem da saúde antes do adoecimento, pois viver com saúde deve fazer parte do cotidiano de qualquer pessoa”, afirma.

Programação do Novembro Azul

Dia 04/11 - A abertura da Campanha Novembro Azul será no dia 04/11 às 6h30 para os motoristas da SMS e, às 10h, para os servidores em geral da sede, com aferição de pressão arterial e glicemia, alongamento com o Programa Academia da Cidade e palestra sobre prevenção de Acidentes (SMTT).

Dias 7/11 e 28/11 – A SMS realizará o Dia D nas UBSs com os serviços de: Sala de Espera com temas educativos; Nupeva e SMTT – Prevenção de Acidente de Transito; Aferição da pressão arterial; Teste de glicemia, para prevenção de diabetes; Atualização do Cartão de Vacina; Teste Rápido para HIV, Sífilis e Hepatite; Sala de espera com temas educativos e Atividade Física com o Programa Academia da Cidade.