Prefeitura segue com vacinação nas escolas e creches da rede particular

Saúde
26/10/2022 15h38

Como parte das estratégias de ampliação da cobertura vacinal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua com a vacinação nas escolas e creches da rede particular da capital. Nesta quarta-feira, 26, o Instituto Aspásia de Mileto, no bairro Atalaia, recebeu as equipes da SMS para vacinação de alunos e da comunidade escolar contra poliomielite, covid-19 e para a segunda dose contra influenza.

Iniciada no dia 19 de outubro, a vacinação na rede particular de ensino tem como público-alvo crianças na faixa etária a partir dos 6 meses de idade, além de pais, professores e funcionários. A coordenadora do Programa Sáude na Escola (PSE), Aline Guimarães explica como está ocorrendo o fluxo.

“Temos 51 escolas cadastradas e o processo continua aberto, através do preenchimento de um formulário disponível por meio do link . A instituição deve informar e-mail, nome e endereço da escola, nome do responsável e telefone para contato. Durante o cadastro, é possível ter acesso ao fluxograma e termo de autorização, que deve ser disponibilizado pela escola, para os pais”, pontua Aline. 

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil do Instituto Aspásia de Mileto, Themyres Gabriele, aproximadamente 100 crianças fazem parte do ensino infantil, sendo 90 dentro do público-alvo da ação. 

“A adesão tem sido satisfatória e estamos muito felizes em poder proporcionar essa opção, não só para os alunos, como também para toda a comunidade escolar”, conta Themyres. 

Garantir mais proteção à saúde, através da vacina. Foi assim que Rodrigo Dantas, pai da aluna Milla Dantas, de 2 anos e meio, definiu a importância da pequena ser imunizada contra pólio. “Manter os filhos vacinados é um compromisso com a saúde individual e coletiva”, completa.

A pequena Lua Lemos, de 3 anos, recebeu a vacina contra a covid-19 e sua mãe, Iamara Lemos, aprovou a iniciativa. 

“É uma grande oportunidade, principalmente por eles estarem em um espaço acolhedor e que eles ocupam diariamente. Além dos nossos três filhos, eu e meu marido também aproveitaremos para atualizar o cartão de vacina”, considera Iamara. 

Documentos

Para que a criança seja vacinada, os pais ou responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado, além do cartão de vacina e documento da criança. Já para os adultos, basta a apresentação do cartão de vacina e documento de identificação com foto.

Programação

27/10 – Colégio Terceira Dimensão (José Conrado de Araújo)

27/10 – Colégio Recanto do Pequeno Príncipe (Jabotiana)

28/10 – Colégio Santos Dumont (Dom Luciano)

28/10 – Colégio Amadeus (Centro)

28/10 – Colégio Cea LTDA (conj. Augusto Franco)

28/10 – Semente de Saber Berçário (Atalaia)

31/10 – CEPI Expansão (Luzia)

31/10 – Coesi (Inácio Barbosa)

31/10 – Centro Educacional de Aprendizagem (Bugio)

1/11 – Colégio lar da Criança (Jardim Centenário)

1/11 – Nosso Cantinho (Atalaia)

3/11 – Colégio CEA (Agusto Franco)

3/11 – Mamãe Coruja (Grageru)

4/11 – Mamãe Coruja (Atalaia)

7/11 – Colégio Jardins Go (Aruana)

7/11 – Mundo da Criança (Grageru)

8/11- Colégio Jardins (Jardins)

8/11- Babylândia (Salgado Filho)