Defesa Civil de Aracaju registra 83 milímetros de chuva nas últimas 24h

Defesa Civil
26/10/2022 17h10

Desde a noite de ontem (25), a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém atenção reforçada, em razão do alerta de chuva moderada emitido pelo serviço meteorológico do Climaju e demais Centros de Meteorologia do país. Em 24h, o monitor de chuva da capital registrou o acumulado de 83 milímetros, sem ocorrências de maior gravidade.

Foram atendidos três chamados, sendo o primeiro deles referente a queda de árvore, com recolhimento realizado pela equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e um colapso parcial de cobertura, ambos no bairro Olaria; e o outro, também referente a colapso parcial de cobertura de residência, no Bugio. Não houve pessoas feridas e os moradores foram realocados para a casa de familiares.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, informa que a cidade tem apresentado boa resposta em relação ao volume de chuva. 

"Apesar do volume de chuva ter superado o esperado para esse período, a forma distribuída como ocorre a precipitação não ocasionou impactos severos para a cidade. Essa boa resposta é fruto do trabalho preventivo e integrado desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju", frisa Silvio. 

O coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, reforça as orientações, mediante situações de risco. 

"O alerta segue em vigor, por isso, estamos em atenção para o atendimento das ocorrências que possam ser registradas. Em situações de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, através do número 199", salienta Rabelo. 

A Defesa Civil de Aracaju mantém intensificado o monitoramento da capital, com especial atenção às áreas de risco. Suas equipes atuam em sistema de plantão 24h, para proporcionar uma rápida resposta à população.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta 40199

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.