Outubro Rosa: Saúde encerra campanha com atividades preventivas e de autocuidado

Saúde
27/10/2022 16h23

Encerrando as atividades alusivas ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta quinta-feira, 27, ações de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, nas UBSs João Bezerra, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Madre Tereza, Dona Jovem, Fernando Sampaio, Renato Mazze Lucas e Carlos Hardman.

Esta foi a última edição da Sexta Saudável que, nesta semana, ocorreu excepcionalmente nesta quinta, em virtude do feriado do dia do servidor público. Realizada normalmente às sextas-feiras, a ação ofertou exames clínicos das mamas e citopatológico de colo do útero, solicitação de mamografia, testes rápidos de gravidez, HIV, hepatites B e C e atualização de cartão vacinal (tétano e hepatite B e covid-19).

A usuária Edmar Souza, que participou na UBS João Bezerra aprovou a iniciativa. 

“Sou sempre muito bem atendida aqui na unidade e, hoje, está sendo especial. Faço meus exames regularmente e todo mundo precisa fazer o mesmo”, considera Edmar. 

Outras atividades

Ao longo do mês, as equipes da SMS levaram, para diversos espaços públicos, informações sobre a importância dos exames preventivos, palestras sobre saúde da mulher, sobre violência doméstica, saúde bucal entre outros temas, sempre em parceria com diversas áreas da assistência, reforçando a promoção à saúde, como explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SMS, Léa Matos.

“Tivemos mais um ano de sucesso em nossa programação do Outubro Rosa, e todos os eventos foram importantes para alertar que cuidar da saúde é fundamental e precisamos frisar que o tratamento precoce pode salvar vidas. Importante lembrar a todos que a nossa assistência ocorre não apenas neste mês, como também durante o ano inteiro, por meio dos nossos serviços”, ressalta Léa.

Serviço

O município dispõe de serviços, tanto na Rede de Atenção Primária (Reap), quanto na Rede de Atenção Especializada (Reae), assim como possui profissionais de saúde preparados para o acolhimento desses pacientes que apresentam sintomas ou os que desejam realizar consultas e exames preventivos.

A SMS oferta o acolhimento nas UBSs com consultas e exames. As usuárias também têm acesso às especialidades médicas, por meio do agendamento via sistema.

“A regulação agenda a consulta para Mastologista no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), que funciona no prédio do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos. Por se tratar de serviços e procedimentos especializados, não é porta aberta e, desta forma, as pacientes são encaminhadas das suas unidades de referência para o atendimento no Caasm”, orienta a coordenadora.