Perimetral Oeste: comunidade é capacitada para acompanhamento da obra

Agência Aracaju de Notícias
27/10/2022 20h03

A Equipe Social da Perimetral Oeste reuniu, pela primeira vez, os representantes eleitos pelos moradores das etapas 1, 2 e 3 para a Comissão de Acompanhamento de Obras e Projeto - CAOP. No Escritório de Atendimento à Comunidade, eles participaram, nesta quinta-feira, 27, de uma capacitação sobre as principais demandas e atribuições da Comissão, enquanto instância de participação popular para acompanhar o planejamento e execução das frentes de obra da grande avenida. 

Segundo a assistente social representante da Diagonal Social na CAOP, Márcia Militão, entre suas atribuições, a comissão também possibilitará que a comunidade participe das discussões sobre outros eixos do projeto, para além da obra física. 

“O Trabalho Técnico Social que está sendo realizado também inclui ações educativas, oficinas e cursos de capacitação, e a comunidade poderá opinar sobre as suas demandas prioritárias. A reunião da Comissão foi um primeiro passo, para que eles estejam cientes de como iremos trabalhar e de que forma poderemos, juntos, atuar para manter a comunidade informada sobre o projeto”, aponta Márcia.

Para Maria Fabiana Santos, líder comunitária da 3ª etapa (Lamarão), a reunião foi proveitosa. “Foi um aprendizado. É muito bom a gente ter mais conhecimentos pra passar para os nossos amigos lá fora, que fazem muitas perguntas. Então, a reunião serviu também para que a gente viesse a ter uma boa resposta para passar pra eles. É essencial o papel dessa comissão, porque o projeto trata de gente e, quando é assim, é muito importante ter a nossa participação”, afirma.

Elionaldo dos Santos foi o outro representante da 3ª etapa eleito pelos moradores para a CAOP. Ao final, ele também avaliou positivamente o primeiro encontro da Comissão. “Foi bom, deixou a gente mais por dentro das coisas. E, enquanto tiver reunião, estaremos aqui, representando a comunidade, que tem que estar sempre atualizada dessas informações”, comenta.

A obra 

A Perimetral Oeste é um dos projetos mais significativos do Programa de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju. A partir de investimentos da ordem R$ 150 milhões, oriundos de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ela cruzará cinco bairros (Lamarão, Jardim Centenário, Bugio, Soledade e Santos Dumont), ligando a capital a Nossa Senhora do Socorro e trazendo soluções para problemas de mobilidade urbana, além de desenvolvimento e melhorias na infraestrutura da região.

Divididas em quatro etapas, as obras da Perimetral Oeste já começaram. Em 2 de agosto, a Prefeitura assinou a ordem de serviço para o início das obras da primeira etapa, que compreende a ligação entre os bairros Soledade e Bugio pelo loteamento Rosa do Sol; e, em 14 de outubro, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras da terceira etapa, que compreende a via de ligação entre o bairro Lamarão e a avenida Juscelino Kubitschek (antiga Visconde de Maracaju), na Soledade.