Escolas da rede municipal se preparam para provas do Saese

Educação
31/10/2022 12h35

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), unidades administradas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vêm intensificando as ações pedagógicas para preparar os alunos dos 2º, 5º e 9º anos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) . As provas serão aplicadas entre os dias 7 e 18 de novembro.

O objetivo do Saese é obter dados para o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese). Estudantes dos 5º e 9º anos responderão questões de Língua Portuguesa e Matemática; já os alunos do 2º ano serão avaliados em relação à proficiência leitora, para que seja medido o nível de alfabetização e letramento.

Segundo o diretor da Educação Básica (DEB) da Semed, Evilson Nunes, a expectativa é que o desempenho das escolas da rede municipal reflita todo o esforço pedagógico desempenhado pelos professores, equipes gestoras e equipes técnicas da Secretaria.

"São esperados resultados com avanços significativos em relação à avaliação realizada em outubro do ano passado, que representou um momento de pandemia, com alunos retomando para as aulas presenciais. As escolas estão se preparando, mobilizando as famílias e os alunos para que tenhamos, no mínimo, 80% de participação em cada unidade escolar, que é o mínimo necessário para que as notas sejam divulgadas. E que os dados obtidos representem todo o trabalho desenvolvido por nós", expressa Evilson.

Simulados

Diretora da Emef José Conrado de Araújo, do bairro São Conrado, Carla Christina Gonçalves conta que a escola vem traçando estratégias de ações para fortalecimento e recomposição da aprendizagem desde o início do ano, colocadas em prática sob ações como a reenturmação por níveis de leitura, reforço escolar e reunião de pais.

"Estamos em um trabalho de treinamento para o Saese e, com certeza, teremos grande êxito nesta avaliação. Promovemos reuniões semanais com os professores e estamos aplicando simulados todas as sextas-feiras, a partir de provas disponibilizadas no site da Seduc. Queremos que, além do trabalho pedagógico de aperfeiçoamento na leitura, os estudantes também treinem o fazer a prova porque, muitas vezes, eles sabem o conteúdo, mas sentem dificuldade por conta do tipo de questão", relata Carla Christina.

A Emef João Teles Menezes, no bairro Cidade Nova, está preparando os estudantes para o Saese com provas dos anos anteriores, avaliações formativas da rede e o simulado, que será realizado com os alunos dos 2º, 5º e 9º anos, no sábado letivo do dia 5 de novembro.

"Aplicaremos o simulado da Seduc e já trabalhamos, também, com os do caderno do programa Educaju, para os 2º e 5º anos, já que estes contêm questões parecidas com as quais, provavelmente, cairão no Saese, utilizando gráficos, informações e interpretação de texto. A importância desta avaliação é enorme e estamos nos preparando bem porque os resultados nos auxiliarão no planejamento dos nossos próximos passos", destaca a coordenadora pedagógica da Emef, Miranildes Cajé.