Projeto Sons no SUS trabalha a saúde por meio da musicalidade

Agência Aracaju de Notícias
01/11/2022 11h02

Com mais de dez anos de atuação, o projeto Sons do SUS atua levando música às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais municipais. O objetivo do grupo é humanizar o atendimento realizado nestes locais, além de participar em palestras de conscientização, como as realizadas na campanha do Outubro Rosa.

Atualmente, o projeto conta com quatro integrantes. Durante o período de existência, o Sons no SUS já participou de eventos fora do estado, como o 3º Encontro Nacional do Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS, em junho deste ano. Recentemente, o projeto firmou parceria com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

"A música toca as pessoas de um jeito que as palavras não tocam, que outras artes também não dão conta, por que isso faz parte da cultura do ser humano. Como a música é inerente ao ser humano, já que está com a gente desde antes de nascermos e é a última memória que a gente esquece, é fácil acessar as pessoas com música porque elas não precisam parar o que elas estão fazendo para ouvir. 80% do nosso repertório é com músicas nordestinas e falam muito da cultura, então é fácil fazer com que eles interajam com a gente", explica o coordenador do Sons no Sus, Murilo Andrade.

Um dos locais que recebeu o projeto foi a UBS Ávila Nabuco, no conjunto Médici, onde ocorreu um evento com palestras sobre autocuidado, violência doméstica, educação sexual.

"É muito importante a presença do Sons do SUS na unidade, pois mostra essa questão humanizada e como a gente pode tratar de temas como o câncer de mama e violência doméstica de uma forma mais leve. Esses são temas em que as pessoas precisam escutar, e a presença deles deixa tudo mais tranquilo, eles trazem esse ambiente mais confortável para os nossos usuários", afirma a gerente da UBS, Priscilla Monise.

Enfermeira no local, Magna Meireles aproveitou para enfatizar os benefícios de ter a presença da música em momentos de reflexão.

"A gente sabe que a musicalidade trabalha com o nosso interior, nos levando ao passado, traz ao presente e nos leva ao futuro. E nada melhor do que a musicalidade para nos fazer refletir sobre o cuidado, a doença e a prevenção. Então, tivemos a oportunidade de contar com a equipe maravilhosa do Sons no SUS e fazer a reflexão sobre temas importantes de uma forma leve", considera a enfermeira.

Para os usuários presentes nas ações, o momento com o projeto se torna especial e ajuda a reviver momentos do passado.

"Toda a minha família tocava esses instrumentos, então, quando eu vi esses meninos, me lembrei deles, me animei e também chorei", relata a aposentada Maria Nide.

"Foi um momento muito proveitoso. Foram muitas lembranças de volta, porque eu gosto muito de música e de dançar, então eu gostei muito. Eles cantam muito bem e, para quem gosta, foi maravilhoso acompanhar. Com toda certeza, foi uma manhã bastante especial", destaca a aposentada Maria Ione.

Os integrantes do Sons no Sus também vivenciam a experiência de forma especial.

"Sempre ficamos emocionados com esses momentos. É até engraçado porque a gente sempre vem para tentar modificar o ambiente e também sai modificado. Então, não são raras as intervenções em que a gente vem tentando mudar o ânimo das pessoas e o nosso ânimo é diretamente alterado e saímos melhores do que entramos. De modo geral, essa é a ideia do projeto: mudar o ambiente naquele momento em que a gente está no local. Eu acredito que, com o Sons no SUS, as pessoas começam a ter uma relação diferente com o ambiente da saúde", completa Murilo.