Prefeitura finaliza campanha de vacinação contra poliomielite

Saúde
01/11/2022 14h21

A campanha de vacinação contra poliomielite foi finalizada nesta segunda-feira, 31, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vacinou, desde o dia 8 de agosto, 24.179 crianças de um a menores de 5 anos, o que corresponde a 74,48% do público-alvo. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de uma cobertura vacinal de 95%.

Durante o período de vacinação, a SMS intensificou estratégias com o objetivo de ampliar a cobertura, como ressalta a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

“Ofertamos os imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde, nos três shoppings da capital, realizamos ações nas escolas e creches das redes municipal e particular, além dos dias D de vacinação. Continuamos reforçando que as vacinas são imprescindíveis para manter doenças erradicadas, a exemplo da paralisia infantil, e temos que continuar avançando”, enfatiza Larissa. 

Esquema de rotina

A partir de agora, a vacinação contra poliomielite segue em caráter de rotina, de acordo com a avaliação do cartão da criança. Além disto, todas as vacinas preconizadas pelo calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, incluindo a da pólio, são ofertadas durante o ano inteiro para todas as faixas etárias em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Nossas unidades estão à disposição para todos os usuários que precisam atualizar o cartão de vacina, caso não tenha seguido o calendário do Ministério da Saúde. Basta comparecer com o cartão de vacina e documento com foto. Caso tenham dúvidas sobre quais doses receber, as equipes verificam e orientam”, acrescenta a coordenadora. 

Pontos de vacinação
 
As UBSs estão com as salas de vacinação funcionando, das 8h às 16h30, sendo que 18 UBSs funcionam em horário estendido para a vacinação de rotina, das 8h às 18h30, são elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby e Onésimo Pinto.

Shoppings e escolas

A partir desta terça-feira, 1º, os pontos instalados nos três shoppings da capital, RioMar, Aracaju Parque e Jardins passam a funcionar apenas aos sábados de 10h às 17h.

Já a vacinação nas escolas e creches da rede particular do município seguirá com o calendário já estabelecido, ofertando doses das vacinas de rotina.