Prefeitura passa a ofertar Serviço de Acolhimento à Saúde Trans

Saúde
01/11/2022 14h56

Pensando na equidade e no atendimento às pessoas transexuais, travestis, transgêneros e não binário que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começou a ofertar, por meio de um projeto piloto, o Serviço de Acolhimento à Saúde Trans de Aracaju (SAST AJU). O serviço ocorre segundo as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, instituída desde o ano de 2011 pela Portaria n. 2.836/11. 

A ideia é que, a partir do projeto piloto, o serviço seja ofertado às demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Nesse primeiro momento, a UBS escolhida como referência é a Dr. Roberto Paixão, no bairro 17 de Março. Assim, a partir deste mês de novembro, as pessoas terão  acesso a um serviço de referência para acolhimento às demandas de Saúde Trans.

“O objetivo é aproximar esse público dos nossos serviços de saúde e construir um processo de vinculação para o cuidado dentro da lógica de territorialidade. Apesar de incipiente, o projeto piloto já  propõe uma expansão, uma vez que, com o mapeamento dessa população, pretende-se ampliar o serviço para outras unidades”, explica a coordenadora do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), Tácia Suane Martins.

Acesso ao serviço

Os interessados deverão realizar o agendamento de segunda a sexta-feira em horário comercial através do telefone 0800 729 3534 e selecionar a opção Serviço de Acolhimento à Saúde Trans de Aracaju.

“O atendimento às pessoas transexuais, travestis, transgêneros e não binário ocorrerá às quartas-feiras, no período da manhã, na UBS Dr. Roberto Paixão, no bairro 17 de Março. Na data agendada, as pessoas devem dirigir-se até a recepção da Unidade com RG, CPF, comprovante de residência e informar que dispõe de consulta agendada. A partir daí, elas receberão o atendimento da equipe de Enfermagem, com a realização de testes, exames, triagem das demandas, e depois seguirão para o atendimento clínico com a equipe médica”, orienta Tácia. 

Ainda de acordo com a coordenadora, a Unidade onde o serviço está sendo desenvolvido foi escolhida estrategicamente. 

“É importante relembrarmos que a UBS Dr. Roberto Paixão recebe um número muito expressivo de acadêmicos em formação, então buscamos alocar o atendimento exatamente em um espaço de troca e aprendizagem, para que estes futuros profissionais percebam que há múltiplas formas de viver e existir. A diversidade precisa ser entendida nos diversos espaços da sociedade, e aqui nestes estão os Serviços de Saúde”, aponta a coordenadora.