Perimetral Oeste: Prefeitura realiza levantamento de comércios na área da 4ª etapa

Agência Aracaju de Notícias
01/11/2022 16h10

A Prefeitura de Aracaju, por meio de equipes da Secretaria Municipal da Assistência Social e Diagonal, empresa contratada para realizar o Trabalho Técnico Social (TTS) da obra de construção da avenida Perimetral Oeste, realizou, na manhã desta terça-feira, 1°, uma pesquisa de campo com os comércios situados nas proximidades da avenida Visconde de Maracaju, no bairro Santos Dumont, região inclusa na 4ª Etapa do projeto. 

Um questionário foi aplicado durante a ação, com a finalidade de produzir um levantamento mais detalhado da realidade local, para acompanhamento dos comerciantes no período de convivência com a obra. 

"Na pesquisa realizada, enfatizamos questões que possam embasar a Prefeitura na definição de medidas compensatórias que vão além das indenizações referentes ao terreno,  benfeitorias e exploração comercial. O intuito da administração municipal é apoiar e fortalecer esses comércios locais, seja através de capacitações, orientação sobre acesso a crédito, apoio a reinstalação, entre outras medidas", destaca a técnica de referência da Diretoria de Gestão Social da Habitação, Alexandra Freire.

Segundo Joanne Felix, psicóloga e técnica social da Diagonal, durante a ação, a abordagem foi feita com diversos proprietários de estabelecimentos, tanto aqueles cadastrados no eixo de intervenção da avenida, quanto nas suas proximidades.

"Queremos saber, com maiores detalhes, qual a real situação dos comércios da região, dificuldades e potencialidades, para poder acompanhar e atuar, no sentido de não só minimizar os impactos que a obra, inevitavelmente, trará, mas também contribuir com a sua melhoria. O propósito da obra é justamente melhorar a vida da população e favorecer o desenvolvimento da região", afirma Joane.

Proprietário de um hortifruti na avenida Visconde Maracaju, onde também mora, Wellington Ferreira afirma ter considerado importante a abordagem que lhe deu mais informações sobre o que acontecerá na região. 

"A visita do pessoal da entrevista foi muito boa. Tivemos esse contato, de gente pra gente, e por isso, também, pudemos saber dos detalhes da avenida. Estou de pleno acordo com a obra. Nós não podemos parar o desenvolvimento. Se é bom para um, é bom para todos", considera Wellington.

O comerciante Carlos Alberto Cabral dos Santos, que possui uma distribuidora de bebidas, também avaliou positivamente a ação realizada na área. 

"Gostei do atendimento do pessoal sobre a avenida que vai passar aqui. Eu só agradeço essa preocupação conosco. Sou grato por tudo que fizeram por nós", frisa Carlos.