Pré-Caju 2022: Prefeitura reforça medidas de segurança para o evento

Defesa Social e Cidadania
03/11/2022 18h07

A prévia carnavalesca mais aguardada da capital sergipana, o Pré- Caju 2022, terá início nesta sexta-feira, 4, com o apoio da Prefeitura de Aracaju. Para assegurar maior tranquilidade aos foliões, a gestão municipal, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atua de maneira estratégica e intensificada nas vistorias às estruturas montadas para o evento, reforço da segurança nos terminais do transporte coletivo, na proteção de monumentos e apoio às demais forças da Segurança Pública.

No que se refere a segurança estrutural da festa, de acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Ten. Cel. Silvio Prado, preliminarmente, as empresas apresentam o projeto à Defesa Civil de Aracaju, para análise. Também são recolhidas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), assinadas pelos engenheiros responsáveis.

A montagem das estruturas é acompanhada desde a chegada dos materiais, para verificação do cumprimento do projeto. "Também são observadas possíveis necessidades de correção, para que sejam executas em tempo hábil. Nesta semana, as vistorias ocorreram de maneira intensificada, com ênfase para os últimos detalhes de estaiamentos, fixação de contraventamento", pontuou o secretário, acrescentando que são verificadas as estruturas do Camarote Aju, camarotes montados por hotéis, bares, restaurantes, entre outros.

A gestão municipal atuou, inclusive, na montagem das estrutura de postos de comando e postos de saúde, que estarão ao longo do circuito, para atendimento à população e apoio aos profissionais que trabalharam no evento.

Segurança

O secretário municipal da Defesa Social de Cidadania reforça que há um grande aparato de segurança empregado no evento, envolvendo a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Bombeiros Civis, e outros profissionais que atuarão para garantir maior tranquilidade à festa.

A GMA atuará com 100 guardas municipais, que reforçarão a segurança nos terminais de integração da capital, com ênfase no Terminal da Atalaia, onde se espera maior fluxo de pessoas. "A unidade móvel de videomonitoramento da GMA estará no espaço do evento para ampliar a capacidade de monitoramento da área, proporcionando ações preventivas e rápida respostas", ressaltou o Ten. Cel. Silvio Prado.

Ao longo do percurso, na Orla da Atalaia, câmeras de reconhecimento facial estarão sob monitoramento tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Municipal. "Qualquer pessoa que tiver mandado de segurança em aberto poderá ser identificada para prisão em flagrante. Qualquer conduta em desconformidade com a lei será identificada e as providências serão adotadas. Estamos com aparato de segurança inclusive na praia, com cavalarias, viaturas e drones", alertou.