Pré-Caju: Emsurb conclui isolamento de equipamentos turísticos da Orla

Serviços Urbanos
03/11/2022 18h26

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), concluiu, na tarde desta quinta, 3, o isolamento de monumentos, de áreas de paisagismo e equipamentos turísticos, em toda extensão da Orla da Atalaia, local onde ocorrerá a edição 2022 do Pré-Caju. 

"Tal como a mobilidade, comodidade e bem-estar do público, a atenção do município volta-se, também, para a preservação de todos os bens públicos instalados ao longo da orla, inibindo qualquer tipo de ação transgressora, contando, inclusive, com o apoio da Guarda Municipal nesse asseguramento", pontua o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Na Praia da Cinelândia, ponto inicial da festa, a obra “Formas e Cores”, do artista Joubert Moraes, tal como a réplica do Caranguejo Gigante, localizada na Passarela do Caranguejo recebem proteção com barricadas.

Já nas proximidades dos Arcos, o letreiro “Eu Amo Aracaju” também conta com um reforço em sua proteção, por meio de grades disciplinadoras. Recentemente, o equipamento, que é uma atração bastante visitada por turistas, ganhou uma nova pintura. Ainda nesta região, as esculturas de bronze que homenageiam as personalidades da cultura sergipana recebem, em seu entorno, placas metálicas fechadas e, na parte frontal das estátuas, foi instalado gradil de contenção.

Nas imediações do Camarote Aju, serão fixadas placas em metal para garantir a proteção dos espaços Oceanário, Mundo Maravilhoso da Criança e Monumento aos Formadores da Nacionalidade, este último dispondo também de disciplinadores. Recebe isolamento ainda a escultura “Dança: Apelo à Natureza”, do artista plástico Deolando Vieira, situada no canteiro central da Orla, e o paisagismo dos espaços Fitness, Kids e Pet. Durante o evento, estas áreas de convivências servirão de ponto de distribuição de bebidas. Os locais foram cedidos e autorizados pela empresa municipal para tal finalidade.

Próximo ao final do circuito da festa, as áreas verdes e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio (sede da Diretoria de Orlas e Parques), a Delegacia de Turismo (Detur), como também o monumento do Caju, serão preservados com fechamento metálico.

“É importante ressaltar que essas estruturas de proteção cumprem, na íntegra, o que determina o Decreto Municipal de nº 6.867/2022, na qual fica proibida a perfuração do piso dos calçadões e do asfalto da avenida por toda a extensão da Orla”, destaca o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro.