Guarda Municipal de Aracaju reforçará a segurança no Pré-Caju 2022

Guarda Municipal
04/11/2022 12h37

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atuará em conjunto com outras forças de segurança no Pré-Caju 2022, que ocorrerá entre os dias 4 e 06 de novembro, na Orla de Atalaia.

Diariamente, serão empregados cerca de 100 guardas municipais, numa atuação focada na segurança dos usuários do transporte público e na proteção da população que irá circular nas imediações da região do evento. 

A operação será iniciada nesta seta-feira, 4h, às 18h, nos demais dias do evento o policiamento se estenderá das 12h às 06h do dia subsequente. A Guarda Municipal empregará 16 viaturas, 12 motocicletas e uma unidade móvel de videomonitoramento que permanecerá fixa na rotatória de acesso ao Terminal da Atalaia. Neste ano a corporação contará com a tecnologia do reconhecimento facial para a identificação de pessoas suspeitas ou com mandados de prisão em aberto, como ocorreu nos festejos juninos.

"Cumprindo uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira e seguindo as diretrizes da Semdec, a Guarda Municipal montou um esquema de segurança voltado para garantir a segurança do direito de ir e vir dos foliões e da população em geral, nestes três dias de festa. Espera-se que grande parte das pessoas que irão para o Pré-Caju o façam através do transporte público, desta forma, nossa atuação será voltada para o reforço do policiamento preventivo dos terminais de integração, com especial atenção para o Terminal da Atalaia, bem como os principais corredores de ônibus que dão acesso à região das praias", explica o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Além do reforço do policiamento, a GMA prestará apoio aos agentes da vigilância sanitária, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal da Saúde.