Cras de Aracaju desenvolvem programação de atividades com usuários da capital

Assistência Social e Cidadania
04/11/2022 15h42

Novembro iniciou repleto de atividades a serem realizadas ao longo do mês em diversos pontos da capital sergipana, com usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado em todos os 17 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Aracaju, gerenciados pela Secretaria Municipal da Assistência Social.

Na manhã desta sexta-feira, 4, foi a vez do Cras Maria Diná Menezes, situado no bairro 17 de Março, promover um passeio com cerca de 18 pessoas, dentre crianças e adolescentes, à Praia da Aruana, na zona Sul da cidade.  

De acordo com a gerente do SCFV do Município, Karine Oliveira, os passeios atendem a alguns objetivos previstos no SCFV que complementam o trabalho já desenvolvido.

“Dentre os objetivos do Serviço estão a ampliação do universo informacional, acesso à cultura, ao lazer e esporte nos espaços dentro da comunidade e fora dela, assim como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Proporcionamos essas ações externas para que conheçam a história de Sergipe por meio das visitas aos pontos turísticos da cidade, e essas atividades estão sempre atreladas às temáticas que estão sendo trabalhadas com o público”, destaca Karine.

A programação conta com visitas a Museu e passeios às praias, parques ecológicos e aquáticos, dentre eles, Museu da Gente Sergipana, Praia da Aruana, Praia da Costa, Parque Ecológico Poxim, Parque Governador Augusto Franco - mais conhecido como Sementeira - e na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Sergipe (APCEF/SE) - Clube da Caixa.

Dentre os Cras que realizam as atividades socioeducativas com crianças, adolescentes e idosos, estão, Terezinha Meira, do bairro Olaria; Benjamim Alves, da Coroa do Meio; Carlos Fernandes de Melo, localizado no bairro Lamarão; Gonçalo Rollemberg Leite, do José Conrado de Araújo; Carlos Hardman Côrtes, do Soledade; Risoleta Neves, do Cidade Nova; Santa Maria, do bairro Santa Maria; além do Maria Diná Menezes.

O oficineiro Ewertton Nunes, do Cras Maria Diná Menezes, foi um dos profissionais que acompanhou o passeio à Praia da Aruana, ao lado da equipe de referência técnica composta por uma assistente social e uma psicóloga. 

“Promovemos a atividade externa ao Cras para eles se divertirem, brincarem, tomarem banho de mar, interagir entre eles. São crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos, dos dois turnos do Serviço. Foi uma manhã diferente na qual estivemos integrados para oportunizar esse momento”,  ressalta Ewertton. 

A estudante Ana Júlia Pereira, 10 anos, estava ansiosa para se divertir ao lado de seus amigos. 

“Gostei, foi massa. A brincadeira que eu mais gostei foi tomar banho na água, estava muito ansiosa. Estava com medo, mas passou”, relata Ana.

Jenifer Silva, 15 anos, é usuária do SCFV do turno da tarde e também aprovou a iniciativa. 

“Achei muito legal, me diverti muito, amei. Estava muito ansiosa para vir à praia. Gostei de ficar no mar com as meninas. Acho bom ter esse contato com a natureza”, conta a adolescente.